Paleta de cores na decoração - use suas paisagens prediletas para se inspirar

06 de novembro, 2018

comentários
Muito se fala em paleta de cores, mas será que elas ajudam mesmo na hora de montar a decoração? Para quem ainda tem dúvida se a cor escolhida para a parede vai combinar com os móveis do cômodo, saber escolher a paleta de cores já é meio caminho andado para definir a composição de cores na hora de decorar a casa.

Agora, se a dúvida é como começar a pensar a paleta de cores, nossa sugestão é escolher uma fotografia da qual goste muito. Sabe aquela paisagem de tirar o fôlego que você poderia ficar olhando o dia inteiro? Então, comece por elas! A cartela de cores extraídas dessas imagens podem servir de base para você decidir a decoração da casa inteira.

Antes de definir a nova paleta de cores, analise a imagem e veja quais são as cores dominantes da fotografia, aquelas que ocupam a maior parte da imagem. Depois observe quais cores complementam a imagem e imagine a fotografia dividida em cinco cores ou tons. Organize, de cima para baixo, as cores que predominam na imagem para as que possuem menos peso. 

LEIA TAMBÉM: Aprenda como fazer pintura de pisos de cerâmica

Montamos abaixo alguns exemplos para ajudar você a montar a sua própria paleta de cores para decorar a casa. Dá só uma olhada!

Para a imagem da vista do Rio de Janeiro, pense que a primeira cor, esse tom rosa clarinho, pode estar nas paredes da casa, o cinza mais claro, da segunda cor pode ser o tom que irá prevalecer no estofamento dos móveis, se estivermos falando de uma sala, e o nude mais forte, que é nossa terceira cor, pode estar presente nos móveis, como mesa ou rack, já as últimas duas cores podem aparecer nos detalhes, como luminárias, almofadas ou objetos complementares como vasos e bibelôs.


Gosta de cores pastel, mas tem medo de deixar a decoração muito apagada? Ideal para serem usados em ambientes delicados, os tons mais suaves são ótimas alternativas para decorar escritórios, lavabos e salas de estar. Combine materiais naturais como a madeira para dar uma aparência mais elegante para a casa. 


Agora, se a sua vontade de misturar as cores é do mesmo tamanho do seu receio em relação a combinação delas, saiba que criar uma paleta de cores a partir de uma imagem pode ajudar muito na hora de pensar a decoração como um todo.


Os tons de azul, rosa e violeta formam uma combinação linda e ficam ótimas para serem usadas em ambientes mais descontraídos, como as salas de estar. É possível combinar a parede cinza azulada com os móveis em tons azul marinho e detalhes de quadros e peças decorativas nas cores rosa e violeta.


Ah, para quem quer fazer sua própria paleta, mas gostaria de uma forma mais automatizada, existe na internet diversos programas online e gratuitos capazes de criar uma paleta de cores a partir de imagens. Vale fazer uma busca e testar!

  decoração paleta de cores pintura imobiliaria

Você é pintor?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!