Dicas de limpeza antes da pintura

29 de maio, 2019

comentários
Se você está iniciando na área da pintura ou se quer arriscar pintar as paredes da casa por conta própria, saiba que para alcançar um resultado positivo e não precisar refazer o serviço posteriormente, é preciso ter alguns cuidados antes da pintura.

Para garantir uma pintura perfeita é preciso basicamente seguir três passos: preparação da superfície, nivelamento da massa e acabamento com a pintura. 

Todo o processo para a pintura da parede vai depender do estado em que ela se encontra. O primeiro passo é avaliar como ela está antes de iniciar os procedimentos. Nós ensinamos aqui como identificar e corrigir problemas com a pintura. 

E se qualquer problema como infiltração, gordura, umidade ou pó em excesso aparecer, ele deve ser reparado antes da pintura, de outra forma, pode voltar e estragar o seu trabalho. 

Ambientes internos e externos pedem materiais ou uma preparação diferente. E, via de regra, os fundos preparadores devem ser usados em superfícies de gesso, os seladores em paredes novas de reboco, a massa corrida e a tinta PVA em ambientes internos.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas de pintura profissional para fazer o acabamento perfeito

Já massa e tinta acrílicas podem ser utilizadas em ambientes externos ou internos. Agora, se o que você vai pintar é uma parede nova, é importante garantir que o tempo de secagem do reboco seja respeitado. Esse período geralmente leva em torno de 30 dias, e ignorar esse prazo pode ocasionar problemas futuros, pois a tinta pode reagir com o cimento do reboco, o que não é nada legal. 

Para corrigir pequenas rachaduras e buracos na parede é possível utilizar massa corrida em áreas molhadas, como banheiros e cozinha, e massa PVA em ambientes internos como salas e quartos, por exemplo. 

E para dar o toque, é preciso lixar o local. E a poeira pode ser um arqui-inimigo da sua pintura, por isso, é preciso fazer uma limpeza antes da pintura. 

Como fazer a limpeza antes da pintura

Mesmo que a parede sua parede esteja em perfeito estado - sem sujeira, manchas, trincas, buracos ou tinta esfarelando, ainda assim é necessário limpar a parede que receberá a pintura. 

A dica aqui é lavar, secar, lixar a parede e depois retirar o pó com vassoura de pelo e pano úmido.

Agora, se a sua parede apresenta algum tipo de mancha, veja abaixo as dicas para remover as imperfeições da parede e garantir uma pintura de mestre. Vem ver! 

Manchas ou sujeira de graxa: lave com água e sabão neutro; 
Mofo: use água sanitária e deixe agir por uma hora, enxágue bem e aguarde secar; 
Tinta descascando: lixe bem a parede e, se necessário, raspe os excessos com a espátula.  dicas de limpeza dicas de pintura limpeza antes da pintura pintura

Você é pintor?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!