Craques da pintura

02 de fevereiro, 2018

comentários

Entrevista com craque da pintura

Nome: Nilton Guimarães de Sousa

Onde mora: Rua Benito, Jardim Paraiso, Guarulhos, São Paulo

1 - Fale um pouquinho de você.
R: Bem, Sou Nilton Guimarães, 39 anos, casado com a Fabricia Marques, tenho um filho de 13 anos - Jefferson Guimarães. Sou pintor Profissional no segmento imobiliário e decorativo, Instrutor de formação Profissional de Pintura no Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo” no Tatuapé São Paulo, formado em Design Gráfico e em Design de Interiores. 

2 - Qual tipo de pintura/técnica você mais gosta de fazer?
R: Comecei com a pintura convencional, mais fui me identificando muito com a pintura decorativa. Hoje é a que mais gosto de fazer e criar novos efeitos.

3 - Conte como surgiu seu interesse pela pintura.
R: Isso foi há muito tempo, mas me recordo com todos os detalhes: gostava muito de desenhar na escola e tinha um menino que, além de desenhar bem, o colorido dos desenhos dele era fantástico! Porém os meus não ficavam iguais. Então a minha mãe, Dona Solene, percebeu que eu estava um pouco chateado e quis saber o que tinha acontecido... Contei a ela todos os detalhes e mesmo sem conhecer o que era bom ou ruim, minha mãe me trouxe um presente, e quando abri aquele embrulho lá, estava uma caixa de 36 cores da Faber Castell. Daquele dia em diante o meu amor pela cor e pela pintura se fidelizou e dura até hoje.

4 – Você considera difícil viver da profissão de pintor hoje no Brasil? Quais as maiores dificuldades?
R: Na época em que comecei o campo de pintura era muito bom... Teve época em que tive trabalho o ano inteiro, e atendendo 3 clientes na mesma semana. Hoje até por conta da crise que ainda estamos vivenciando, com uma pequena melhora mas ainda complicada... A quantidade de serviços de pintura caiu muito. As pessoas estão mais econômicas e mais seguras, por este motivo, muitas delas acabam realizando o próprio trabalho de pintura em suas residências. Eu acredito que a maior dificuldade esteja na própria cultura do brasileiro em não valorizar uma das profissões mais lindas que existem, “O que seria do mundo sem a cor? 

5 - Você tem alguma dica para quem tem vontade de se profissionalizar como pintor, mas ainda não teve coragem de dar o primeiro passo?
Primeiramente procurar uma academia de pintura, onde ele terá um treinamento completo sobre todos os assuntos relacionados a pintura: tintas, complementos, tipos de substratos, patologias, técnicas de aplicação de produtos e massas, categorias de tintas, técnicas de recortes, aplicação de texturas, orçamentos e postura profissional. Em nossa unidade a pintura é dividida em 3 módulos:

  • 1°Modulo- Pintor Imobiliário-Carga horaria de 160 horas.
  • 2°Modulo- Pintura Decorativa-Carga horaria de 40 horas.
  • 3°Modulo- Tecnicas de pintura Airless-Carga horaria de 20 horas.

6 – Qual o principal diferencial que destaca o profissional na profissão de pintor?
R: Existem vários como: Responsabilidade, comprometimento, pontualidade, honestidade, humildade, profissionalismo, mas os campeões ainda são Organização e Limpeza.

7 - Quais são os seus mestres na arte da pintura, tem alguém que você admira?
R: o Grande mestre Pierre Lefumat, marcou uma geração inteira de pintores decorativos com seu gosto requintado e seu domínio das técnicas de pintura. Três grandes clássicos de imitação de mármore são estudados com técnicas passo a passo detalhadas, acompanhadas por mais de 20 fotografias que rastreiam essas etapas específicas. E me inspiro muito nos trabalhos e nas aulas que são ministrados em seu ateliê.

8 - Você já fez algum trabalho que teve uma história engraçada ou marcou sua vida de uma maneira especial?
R: Teve um trabalho de pintura decorativa que realizei na casa da minha avó atrás da churrasqueira pré-montada de concreto, era o efeito madeira. A minha vó perguntou para mim: “Nilton essa tábua não vai pegar fogo por causa da churrasqueira?” Foi muito engraçado, mas depois eu expliquei para ela que era só uma pintura representando a madeira.

9 - Conte sobre seus objetivos futuros, tem algum sonho que deseja realizar?
R: Um dos meus objetivos é fazer a minha pós graduação em Design de Interiores, tenho vontade de montar uma loja diferenciada com ferramentas para pintura, me dedicar um pouco mais no meu canal, montar cursos online de pinturas em módulos desde mais simples ao avançado. Meu sonho em poder viajar para a Itália, Alemanha ou EUA, para conhecer as grandes academias de pinturas e suas técnicas. Sou louco por Roma também.

10 - Você quer compartilhar algo com os leitores do nosso blog?
R:Gostaria de compartilhar e divulgar o meu canal do Youtube, ”Oficina das Paredes” onde temos alguns vídeos com dicas e técnicas de pinturas, tiramos dúvidas dos inscritos e promovemos alguns materiais com os pedidos deles.

12 - Escolha algumas fotos dos seus trabalhos e envia para a gente!

Efeito madeira em cima do revestimento cerâmico:


Efeito Marmorização no piso de cimento:
 


Efeito madeira no piso de cimento:
 


Efeito decorativo na mesa de madeira com moldes vazados:


Efeito de marmorização na mesa de madeira:


Efeito decorativo na mesa de madeira:


Efeito Tijolinho no muro:


Trabalho de painel com arte abstrata com texturas e gel perolizado:

 
Efeito madeira com textura lisa:


13 - Deixe seus dados para contato:

E-mail: niltonguimaraes91@yahoo.com.br / nilton.sousa@sp.senai.br
(011)96588-9495 – WhatsApp
Canal no Youtube – Oficina das Paredes
 

craques da pintura pintor pintor profissional pintura imobiliaria