Como aplicar gel envelhecedor na parede com rolo decorativo

04 de setembro, 2020

comentários
A aplicação de texturas dá um efeito bastante diferenciado na decoração do ambiente. E o gel envelhecedor é uma ótima opção para os pintores que tem como missão renovar o ambiente de uma forma rápida, prática e com baixo custo. 
 
Afinal, se o seu cliente quer mudar a decoração gastando pouco, as texturas na parede podem ser a solução que você procurava para deixar o seu trabalho ainda melhor. 
 
Quer aprender como personalizar o acabamento de uma parede com texturas? A Condor e o técnico Roberto Azambuja vão te ensinar! 

Como aplicar gel envelhecedor 

 
Para os pintores que ainda não trabalharam com gel envelhecedor, ele é um produto parecido com tinta muito usado para criar efeito manchado ou envelhecido. 
 
A aplicação do gel envelhecido deve ser feita por cima da tinta com o auxílio de um rolo de lã ref. 952 em paredes lisas ou ref. 2012 em paredes com textura. E basta uma única demão do produto para iniciar o efeito desejado! 
 
Então, com a demão do gel envelhecedor ainda úmida, basta vir com o instrumento de sua preferência e fazer a textura que imaginou. É possível usar o rolo de borracha decorativo ref. 971, uma escova ou o que mais a sua imaginação permitir.
 
Se quiser fazer um efeito com maior contraste, a dica é usar uma tinta de fundo mais clara do que a cor do gel. Mas você pode sempre experimentar outras combinações. 
 
O Roberto Azambuja dá algumas dicas importantes: 1) faça o efeito por partes, a cada um metro, pois o gel de efeito seca rápido e após a secagem a aplicação não dá certo. Ah! É importante sempre consultar  a embalagem do produto para o tempo de secagem; 2) teste a aplicação em uma placa ou algum canto antes de fazer a parede inteira, assim você verá como o efeito irá ficar na prática e consegue praticar antes também.

Como fazer textura na parede com gel envelhecedor e rolo decorativo 


Com a base da parede pintada com a cor desejada, aplique o gel envelhecedor da sua preferência com a ajuda do rolo de lã ref. 952 em paredes lisas ou ref. 2012 em paredes com textura. E com o gel ainda úmido, passe o rolo de borracha decorativo. 

Textura com gel envelhecedor: como aplicar efeito sobre efeito 

Efeito escovado com gel envelhecedor

 
Para conquistar o efeito escovado, o princípio de aplicação do gel envelhecedor é o mesmo. Nesse caso, a diferença é que, com o gel envelhecedor úmido, o melhor efeito
virá com a ajuda de uma broxa Condor
 
Se quiser combinar efeito sobre efeito, após fazer o riscado com a broxa, passe o rolo de borracha como desenho da sua preferência. 

Efeito linho com gel envelhecedor

 
Se você quer fazer o efeito linho, o processo é um pouquinho diferente, mas continua sendo de fácil aplicação. Faça o riscado vertical, aplique uma segunda demão de gel envelhecedor, e com a ajuda da broxa Condor faça os riscos na vertical, e em seguida passe o rolo  de borracha, se desejar aplicar o desenho sobre o efeito. 

Efeito envelhecido 

 
Após aplicação do gel envelhecedor sobre a tinta base de sua escolha, com a ajuda do pano multiuso ref. 1670, dê pequenas batidas sobre o gel ainda úmido. 
aplicar gel envelhecedor como aplicar gel envelhecedor como usar rolo decorativo rolo decorativo