22 de janeiro, 2015
comentários
Vamos conhecê-la?
Blog Pintura – Fale um pouquinho de você!
Tania Paupitz – Iniciei na pintura no ano de 1986 pintando uma tela 60×50, um casario do antigo jornal O Estado, de Florianópolis. A partir de 1991, comecei a dar aulas de pintura em meu atelier, situado no bairro Jardim Santa Monica, em Floripa. Desde então, tenho aprendido muito com os alunos que sempre nos propiciam uma grande troca. Meu atelier é amplo, tem 80m, e juntamente com o espaço reservado às aulas, também tenho uma galeria permanente onde exponho minhas obras. Quando o aluno chega para fazer aula, já pode sair com uma obra pronta, totalmente emoldurada, pois também temos maquinário para execução de molduras e confecção de telas.
Blog Pintura – Qual tipo de arte/técnica você mais gosta de fazer?
Tania Paupitz – Gosto muito de trabalhar com a espátula, e minhas obras são estilo acadêmico. Minha preferência para pintar são as paisagens Européias com seus casarios e vida urbana agitada.
Blog Pintura – Conte como surgiu seu interesse pela pintura?
Tania Paupitz – Na verdade já venho de uma família de artistas. Minha bisavó já pintava e me criei vendo minha mãe dar aulas de porcelana. Tenho marcado em minha memória uma sala imensa com muitas mulheres, todas felizes e pintando. Eu também pintava com elas e já pensava: um dia também quero ensinar as pessoas a pintar e ter muitas alunas!!! Alem deste fato, também tive um irmão (já falecido) que pintava muito bem, seu estilo era o impressionismo.
Blog Pintura – Você comercializa seus trabalhos ou faz só por hobby/diversão?
Tania Paupitz – Sim, eu sempre vendi minhas obras. Ano passado participei de uma feira de verão aqui no trevo dos Ingleses – Ilha Shopping, e através da compra de um stand comercializei em dois meses 176 obras, entre pequenas, médias e grandes. Vendi para vários turistas de todo o Brasil, bem como de alguns outros países: Arábia Saudita, Argentina, Alemanha, Suíça, Itália, etc.
Blog Pintura – Você tem alguma dica pra quem tem vontade de pintar, mas ainda não teve coragem de dar o primeiro passo?
Tania Paupitz – Sempre digo para quem tem vontade de iniciar a pintura e tem algum tipo de receio, que deve fazer uma experiência consigo mesmo, ou seja, dar-se a oportunidade de pelo menos tentar. Muitas vezes, a pessoa vai com medo e acaba descobrindo em si mesma um grande potencial para a arte. Saem felizes e com a autoestima elevada.
Blog Pintura – Quanto tempo em média você leva pra concluir um trabalho?
Tania Paupitz – Às vezes as pessoas me perguntam, e fico um pouco sem graça para responder, pois pinto muito rápido. Claro que tudo tem a ver também com o tipo de trabalho, se é muito detalhado ou não, o tamanho da tela, etc.
Blog Pintura – Você já fez algum trabalho que teve uma história engraçada ou marcou sua vida de uma maneira especial?
Tania Paupitz – Estava fazendo um tratamento dentário com um senhor já mais idoso e ele, sabendo que eu dava aulas de pintura, resolveu aventurar-se pelo mundo das cores. Logo que iniciou seus trabalhos, percebi que ele não conseguia trabalhar com cores claras e, geralmente, os tons que predominavam em seus trabalhos eram escuros e sombrios. Com a convivência das aulas de pintura, acabei descobrindo que ele tinha depressão. A partir desta descoberta, e através da sua interação com outros alunos, sua autoestima foi melhorando, dando um novo colorido em suas telas. Foi muito gratificante observar todo este processo, especialmente por perceber como nosso estado emocional influencia na execução de uma obra de arte. A ARTE nos propicia uma forma de terapia, especialmente, quando nos conectamos a algo tão nobre e que requer o máximo da nossa atenção. O pintor entra numa espécie de transe ou estado meditativo que transcende os estados emocionais negativos em algo belo e positivo. Dai a pintura ser tão indicada para pessoas em estados depressivos, pois quando pintamos nossa ALMA É TOCADA PELAS CORES. O aprendiz passa por um processo de transformação e formação, assim como a tela idealizada.
Blog Pintura – Conte sobre seus objetivos futuros, tem algum sonho que deseja realizar?
Tania Paupitz – Este ano já estou em vias de concretizar um desejo: a criação de minha loja virtual, na qual terei a oportunidade de comercializar minhas obras e divulgar meus trabalhos com relação às aulas. O site da loja www.taniapaupitz.com.br já está no ar, sendo construído, com entrega para final de janeiro 2015. Ampliação do atelier, tenho um projeto de alugar uma sala maior e fazer 3 ambientes: embaixo, uma galeria onde colocaria minhas obras à venda e também de alguns alunos que tivessem interesse; ao lado, uma loja com produtos de pintura (tintas, pincéis, telas, etc); em cima, dois ambientes para aulas de pintura, quem sabe um outro tipo de pintura, como aulas de madeira, por exemplo. E ainda, se fosse possível, colocaria nos fundos um espaço para a confecção de molduras e telas. E dar continuidade ao projeto crie e pinte, que é direcionado a empresas, clínicas, hospitais, secretarias, prefeituras, etc. Este projeto idealiza a ministração de curso de pintura criativa, utilizando tinta a óleo sobre tela, para iniciantes ou não. Já possuo algumas parcerias, porém, meu objetivo é ampliar.
Você também pode se interessar por...