Sônia Seima

13 de maio, 2015

comentários

Criamos esse espaço aqui no blog pra você conhecer um pouco mais os nossos artistas parceiros!
A entrevistada de hoje é a Sônia Seima, ela é muito parceria do nosso blog e participa sempre das nossas promoções. Nós já imaginávamos que ela tinha uma linda história pra contar, e ficamos muito felizes em saber que fazemos parte dela! Nós admiramos muito o trabalho dessa artista tão parceira da Condor. Temos certeza que você também irá gostar!

Vamos conhecê-la? 

Artista-destaque01

Nome: Sonia Shigeko Seima Toyofuku
Nome artístico: Sonia Seima
Onde mora: Curitiba/PR

Entrevista:

Blog Pintura – Fale um pouquinho de você!

Sonia Seima -  Nasci em Araucária e moro em Curitiba/PR. Meus pais (in memoriam) vieram do Japão ainda pequenos, somos em sete irmãos, sendo eu a caçula da família. Hoje sou casada, tenho 52 anos e dois filhos. Sou formada em Tecnologia em Processamento de Dados, ex-bancária  e atualmente sou artesã e professora de pintura em tecido. Há dois anos faço artesanato e um ano faço pinturas em tecido. A minha família sempre me ajuda dando opinião no meu trabalho, principalmente a minha filha.

Blog Pintura – Qual tipo de arte/técnica você mais gosta de fazer?

Sonia Seima - Fiz muitas peças em mdf e arte francesa, mas a minha paixão é mesmo pela pintura em tecido.


Blog Pintura – Conte como surgiu seu interesse pela pintura. 

Sonia Seima - Em 2013 perdi a minha mãe e logo em seguida houve o desligamento por parte do banco onde eu trabalhei muitos anos. Nunca havia imaginado a minha vida sem essa rotina, fiquei meio perdida e precisei buscar alguma atividade que ocupasse o meu tempo. Comecei com pintura em madeira e em 2014 preparei quarenta toalhas pintadas para entregar na cerimônia de um ano em memória da minha mãe. É costume japonês presentear as famílias que comparecem na missa. Levei dois meses para aprontar as peças, me apaixonei pela técnica e não parei mais.
 

Blog Pintura – Você comercializa seus trabalhos ou faz só por hobby/diversão?

Sonia Seima -  Comercializo e também não deixa de ser hobby, pois é o que eu amo fazer.  Os meus amigos e familiares me ajudam comprando as minhas peças, amigos que tem loja cujo ramo de atividade não tem nada a ver com artesanato expõe os meus trabalhos acreditando no meu potencial, e aos poucos fui conquistando o meu espaço. São pessoas preciosas que eu tenho um profundo respeito e gratidão. A renda ainda não é suficiente para viver exclusivamente do artesanato, mas sou bem mais feliz hoje.
 

Blog Pintura – Você tem alguma dica pra quem tem vontade de pintar, mas ainda não teve coragem de dar o primeiro passo?

Sonia Seima - Que dê o primeiro passo, compre um bom pincel, algumas tintas e arrisque nas pinceladas. Se permita errar, olhar e tentar novamente. Eu fiz assim e depois investi mais, comprei materiais de qualidade, principalmente os pincéis que hoje têm diferentes formatos, facilitando o trabalho. Além disso, poderá complementar a renda, e quem sabe aí estará nascendo um grande artista. Se a pessoa se propõe a fazer alguma coisa, por mais difícil que seja, ela consegue, mas precisa querer de verdade e correr atrás. O melhor de tudo é ver o olhar de encantamento das pessoas pelo seu trabalho, isso sim é impagável.
 

Blog Pintura – Quanto tempo em média você leva pra concluir um trabalho?

Sonia Seima - Depende muito da complexidade da peça, uma tarde ou alguns dias. Depois que o resultado aparece, vale muito a pena.


Blog Pintura – Fora a pintura, tem outro tipo de arte/artesanato que você faz? Qual?

Sonia Seima - Fiz algumas peças em vidro e madeira, mas como faz pouco tempo que faço pintura existem muitas técnicas que quero aprender e aprimorar. Todo dia procuro material para eu inovar e enriquecer as peças. Como eu dou aulas de pintura, as alunas gostam de novidades, isso é um desafio e tanto. No ano passado me propus a participar de todas as galerias do blog da Condor e levar pelo menos uma pintura nova para as alunas se inspirarem. Ufa! Consegui e fiquei muito feliz.
 

Blog Pintura – Você já fez algum trabalho que teve uma história engraçada ou marcou sua vida de uma maneira especial?

Sonia Seima - Lembro que fiz uma cirurgia e depois de uns dias precisei sair para comprar tintas numa loja aqui perto de casa. Quando cheguei lá, vi o artista Augusto Aguirras, da Condor, pintando as telas que as pessoas pediam, no festival de pinceladas aqui em Curitiba. Eu me apresentei e para a minha surpresa ele se lembrou do meu nome, mas não me conhecia pessoalmente. Conversamos, ele me deu dicas de pintura em tela, pintou um quadro para mim e daí surgiu a oportunidade de dar aulas de pintura. Ele me encorajou a encarar esse desafio. Um grande amigo que conheci e sou fã dos seus trabalhos maravilhosos. A minha amiga compareceu na primeira aula que eu dei, só porque eu pedi, e lembro bem da frase dela: “ Só vim porque foi você quem me pediu, até me perdi. Ô lugarzinho longe esse!” e me deu aquele abraço que eu não vou esquecer nunca.
 

Blog Pintura – O que você mais gosta de fazer além de pintar?

Sonia Seima - Gosto de música, assistir televisão, dar aula para interagir com as pessoas. Quando eu trabalhava não arrumava tempo para olhar com cuidado para a natureza, ouvir o canto dos pássaros, ver o beija-flor que vem na minha sacada todos os dias beliscar o bebedouro de água. Pequenas coisas que podem parecer bobagem, mas hoje eu paro para apreciar.
 

Blog Pintura – Conte sobre seus objetivos futuros, tem algum sonho que deseja realizar?

Sonia Seima - Quero continuar pintando, melhorando cada vez mais, fazer os meus próprios desenhos e criar a minha marca, o meu estilo. Vou continuar estudando, praticando e tenho certeza que vou chegar lá. Eu vejo que evoluí, principalmente depois que comecei a dar aulas. Fiz do hobby uma nova profissão, sonho em crescer nessa nova empreitada. Penso em participar de ações comunitárias que envolvam o artesanato, pois sinto que falta isso na vida das pessoas. A arte faz bem para a cabeça e para o coração. Quanto estou triste ou alegre eu vou pintar. Parece que tudo melhora.

Blog Pintura – Você quer compartilhar algo com os leitores do nosso blog?

Sonia Seima - Sim, que não desistam dos seus sonhos, lute para que se tornem realidade. A vida é curta e cada momento é precioso. Agradeço a Deus por me dar a chance de viver a alegria desse momento. Quando as coisas não caminham bem, a fé nos dá forças para continuar. Quero agradecer também à toda equipe Condor pela oportunidade de contar um pouco da minha história e pelo carinho que sempre me tratam. Hoje vocês fazem parte da minha vida! Não posso deixar de dizer que me sinto honrada em aparecer ao lado de tantos artistas talentosos que espero um dia conhecê-los pessoalmente. Muito obrigada!


​Conheça alguns dos trabalhos da Sônia:

Veja a galeria

Dados pra contato:
Nome: Sonia Seima
E-mail: soniaseima@hotmail.com
Telefone: (41) 9978-4279
Facebook: https://www.facebook.com/sonia.seima.7

 Sônia, o Blog Pintura só tem a lhe agradecer! Sua participação deixou nosso blog mais colorido e alegre! Desejamos a você muito sucesso e que todos os seus sonhos sejam realizados.
Vamos aguardar agora o próximo Artista Destaque.

 
artista destaque leitores parceiros sonia seima técnica

Você é artista?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!