Material básico para pintura em tecidos

27 de fevereiro, 2018

comentários
A pintura em tecido é uma técnica muito antiga e é uma das mais executadas no artesanato em geral, por ter um baixo custo de investimento e poder ser feita em pequenos espaços.

Mais uma grande vantagem dessa técnica é a facilidade de comercializar os produtos que serão confeccionados. Peças como panos de prato e fraldas tem uma boa aceitação no mercado e são valorizadas por terem sido pintadas a mão, o que agrega valor à peça.

Para dar os primeiros passos no mundo da pintura em tecido, você vai precisar principalmente de uma mesa onde se sinta confortável, e de um material básico que pode ser encontrado facilmente nas lojas de artesanato e muitas vezes em papelarias.

São eles: Tecidos para pintura, tinta de tecido, tábua em MDF, carbono, risco, pincéis e acessórios de limpeza da Condor.
 

Quais pincéis utilizar

Os pincéis mais utilizados para pintura em tecido são da linha amarela as ref. 456, 454 e da linha laranja ref. 324, 325, 326, 327, 347, 328 e pincéis liner ref.402, ref. 222 ou ref. 422 ou filete ref. 407, 408 e 409 para acabamentos.

Já para pintar com a trama mais encorpada utilizamos os pincéis da linha amarela e da linha laranja, e para tecidos mais finos como fraldas, indicamos os pincéis de pêlo de orelha de boi ref. 484 e 421.
 

Limpeza e conservação

Para limpeza e conservação, indicamos a bandeja para limpeza dos pincéis ref.585 e o limpa pincel ref.575. O suporte para pincéis ref.586 deixa que os mesmos fiquem organizados na mesa.

Recomendamos o uso do godê para colocar as tintas para evitarmos desperdício da tintas. O mais utilizado para pintura em tecido é o godê flor ref.561, porém, existem outros formatos que podem ser utilizados.

Para deixar o tecido bem esticado e sem dobras, você pode usar uma placa de MDF preparada com cola descola ou cola permanente, ela facilita muito o trabalho. E os carbonos, que são importantes para passar o risco para o tecido a ser pintado.

Que tal? Agora tudo o que você precisa é fazer uma lista, ir até a loja mais próxima e comprar o material necessário para começar a pintar.

Veja abaixo, em nosso galeria, algumas pinturas de nossos parceiros e clientes! 

Veja a galeria



  dicas pintura artística

Você é artista?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!