Luciano Menezes

14 de outubro, 2014

comentários
Criamos esse espaço aqui no blog pra você conhecer um pouco mais os nossos artistas parceiros! O entrevistado de hoje é o nosso amigo e parceiro do blog o artista Luciano Menezes.  Nossa equipe admira o trabalho desse artista tão parceiro da Condor. Temos certeza que você também irá gostar!

Vamos conhecê-lo?

LucianoMenezes

Nome: Luciano Menezes dos Santos
Nome artístico: Luciano Menezes /  Lucky Art´s
Onde mora: Arujá - São Paulo

Entrevista:

Blog Pintura – Fale um pouquinho de você!
Luciano Menezes - Tenho 35 anos, completados no dia 17 de setembro. Sou Formado em Ciências Contábeis e trabalhei em vários segmentos, como supermercado, fábrica, floricultura, estagiário em banco, escritório de contabilidade, escola estadual, escola de cursos profissionalizantes, professor de contabilidade, administração geral e informática, diretor e coordenador pedagógico. Atualmente sou professor de artes no meu Ateliê LUCKY ART`S. Sou muito comunicativo, sincero, risonho, brincalhão, amigo, amante da arte e da pintura. Comecei fazendo artesanato aos sábados como uma forma de terapia e descanso, por ter uma vida agitada e corriqueira, tendo como objetivo uma reeducação pessoal, indicado por um grande amigo. No ano de 1995 meu pai faleceu, e encontrei na pintura uma força para enfrentar tudo aquilo, que parecia desmoronar na cabeça de nossa família. Nos momentos de desemprego e alistamento militar eu fazia artesanato e acabava vendendo. Ministrei aulas de pintura em tecido em um projeto social aqui na cidade mesmo, conciliando meu trabalho com o artesanato que era recente em minha vida. Atualmente tenho 19 anos de artesanato, e mesmo trabalhando em segmentos totalmente diferentes da pintura, eu não deixei de praticá-lo. Hoje tenho meu ateliê e dedico todo meu tempo ao trabalho artesanal e aulas de pintura.

Blog Pintura – Qual tipo de arte/técnica você mais gosta de fazer?
Luciano Menezes - Gosto muito da Pintura em Tecido nos estilos Porcelanizado e Country;

Blog Pintura – Conte como surgiu seu interesse pela pintura.
Luciano Menezes -  Sempre gostei do artesanato. Ainda quando estudante do Ensino Médio e Fundamental, adorava as aulas de Educação Artística, sempre participava das exposições ou concursos realizados pelos professores na escola. Mas comecei a ter um contato maior em 1995 numa loja de artesanato, a Regiart, aqui da minha cidade, com a professora Regina, onde iniciei com trabalhos em ARTNOVEU, pintura em gesso, cerâmica. Logo me encantei com a pintura a óleo sobre tela, até que no final desse mesmo ano tive o primeiro contato com a pintura em tecido, através de uma professora que foi convidada a ministrar uma aula de Papai Noel. Fiquei entusiasmado com a pintura em tecido, e nesta época não encontrava homens pintando tecido, o preconceito era grande, mas percebi que a pintura em tecido me trazia uma realização rápida comparando com a pintura em tela, e então comecei a me dedicar cada vez mais. Não deixei de lado a tela, mas comecei a comprar revistas de pintura em tecido para estudar sobre esse tipo de artesanato, que estava crescendo na televisão. Tive como inspiração e estudo os artesãos Bia Moreira, Mamiko Yamashita, Douglas e Neusa Frasquette,  Nella Davini e outros. Na Mega Artesanal conheci a artesã Rose Ferreira. e passei a admirar muito seu trabalho. Com o seu talento me ensinou a Pintura Country, dizendo que eu era aluno dela uma vez por ano, nos acontecimentos da Mega Artesanal. Com suas dicas e ensinamentos fui me aprimorando nessa técnica que tanto adoro. Hoje realizo trabalhos de pintura em tecido no meu próprio ateliê, workshop, feiras de artesanato e programas de artesanatos na tv.

Blog Pintura – Você comercializa seus trabalhos ou faz só por hobby/diversão?
Luciano Menezes - Eu comercializado meus trabalhos atualmente no ateliê, em feiras, revistas e pessoas que procuram para comprar.

Blog Pintura – Você tem alguma dica pra quem tem vontade de pintar, mas ainda não teve coragem de dar o primeiro passo?
Luciano Menezes - Sim. Ter iniciativa, força de vontade, dedicação, coragem, perseverança. Sempre digo às minhas alunas que ninguém nasceu sabendo. Quando comecei, a pintura não era bonita, mas algo que eu amava era por ser feito por mim mesmo. Atualmente temos muitas formas de estudar a pintura, com opções de materiais, pincéis, revistas, vídeos e programas que auxiliam nas dúvidas, dicas, sendo de fácil acesso a todas pessoas.

Blog Pintura – Quanto tempo em média você leva pra concluir um trabalho?
Luciano Menezes - Pergunta interessante, pois a grande maioria das pessoas acredita que por pintarmos há muito tempo, fazemos isso com rapidez. Não é verdade. O artesanato necessita de tempo, disposição e muita paciência. Atualmente levo em média de 3 a 7 horas, ou até mesmo dias, para pintar e concluir um trabalho inteiro. Tenho por hábito dizer que o capricho, a dedicação e a disciplina podem nos levar ao trabalho bem executado.

Blog Pintura –  Fora à pintura, tem outro tipo de arte/artesanato que você faz? Qual?
Luciano Menezes - Sim, há pouco tempo comecei a me dedicar à pintura em madeira, que está me encantando cada dia mais. Estou encontrando uma nova paixão no artesanato, levando em consideração que o aprendizado é e sempre será eterno, pois nunca saberemos tudo.

Blog Pintura – Você já fez algum trabalho que teve uma história engraçada ou marcou sua vida de uma maneira especial?
Luciano Menezes - Sim. Sempre há situações marcantes. O artesanato auxilia muita gente, no tratamento com depressão, solidão, tristeza, abandono, ajudando as pessoas a terem um momento de descontração, alegria, companheirismo, diversão, aprendizado. Sempre me emociono quando ouço que com o meu trabalho ajudo muitas pessoas a amenizarem suas angústias, isso não tem preço. Tenho pessoas que, com as minhas aulas, ajudam no orçamento de sua família, alguns casos até mesmo no sustento familiar. Isso me motiva a cada dia fazer melhor, pintar mais e agradecer sempre por essa bênção divina. Um fato engraçado recente: eu estava ministrando aula em uma loja, e a proprietária estava atendendo uma vendedora. Chamou-me até ela para perguntar algo, eu fui ao seu encontro com um vidro de tinta de tecido na cor lilás. Conversando com elas comecei a sacudir o vidro, quando de repente a dona da loja olhou para o chão e estava todo sujo de tinta, que acabei espirando no chão e na vendedora. Fiquei totalmente sem graça, pedi mil desculpas e pintarei a blusa da vendedora como forma de me desculpar pelo episodio. E ainda tem as alegrias e histórias das alunas!!

Blog Pintura – O que você mais gosta de fazer além de pintar?
Luciano Menezes - Estar com minha família que tanto amo, minha vó, minha mãe, minhas irmãs, meu sobrinho e afilhados, tios, primos, ou seja, família é a grande pilastra que me sustenta nessa vida. Adoro ouvir música, assistir televisão, ler assuntos diversos.

Blog Pintura – Conte sobre seus objetivos futuros, tem algum sonho que deseja realizar?
Luciano Menezes - Meus objetivos futuros são de continuar pintando cada dia mais, e ter a oportunidade de levar meu trabalho às pessoas que não podem fazer o artesanato por condições difíceis. Gravar DVDs com um pouco da minha arte, dicas e muita pintura. Sonho viajar a outros países para ministrar aulas. Fazer aulas de Libras e idiomas para ajudar na minha comunicação com os alunos.

Blog Pintura – Você quer compartilhar algo com os leitores do nosso blog?
Luciano Menezes - Esse texto sobre o que significa arte. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras. A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante. Sendo assim, acredito que dentro da arte tudo se transforma numa nova leitura, roupagem, e não cópia como muitos pessoas acreditam ser.

Conheça alguns dos trabalhos do Luciano:
 
Veja a galeria
 

Dados para contato
Telefone:
 (11) 97382-4338 
E-mail: lucmenezes@hotmail.com
Facebook: Luciano Menezes
Fanpage: Lucky Art´s


Luciano, o Blog Pintura só tem a lhe agradecer! Sua participação deixou nosso blog mais colorido e alegre! Desejamos a você muito sucesso e que todos os seus sonhos sejam realizados.
Vamos aguardar agora o próximo Artista Destaque.

Quer sugerir alguém pra aparecer aqui também? Deixe nos comentários.
artista destaque luciano menezes parceiros tecido técnica

Você é artista?

Cadastre-se e receba notícias sobre os eventos e cursos da Condor

Cadastre-se aqui!