Aprenda como limpar seus pincéis de pintura

09 de abril, 2019

comentários
Para deixar o trabalho mais econômico, cuidar dos pincéis é fundamental. Sabemos que o mais indicado para não danificar as cerdas é limpá-las imediatamente após seu uso, principalmente no caso de tinta a óleo e tinta acrílica, porque a remoção dos resíduos da tinta seca podem estragar os pincéis. 
 
Usar o mesmo pincel para vários tipos de tinta também pode reduzir o tempo de vida útil das cerdas, por isso, o mais indicado é que os mesmos pincéis utilizados para tintas à base de óleo não sejam usados para tintas à base de água ou o contrário. 

LEIA TAMBÉM: Como cuidar do seu pincel

Lembrando que os resíduos de tinta não são prejudiciais apenas para os pincéis, mas para a sua pintura também! Uma pintura acrílica com resíduo de uma tinta a óleo, com o passar do tempo, por exemplo, pode apresentar rachaduras ou queda de camadas da tinta. 
 
Mas, se você esqueceu por algum motivo seus pincéis sujos com tinta, nada de se desesperar, nós separamos algumas dicas para você limpar seus pincéis de pintura. 
 
Vinagre branco para limpar os pincéis 
 
É isso mesmo que você leu, o queridinho para limpeza também é muito eficaz para retirar as tintas das cerdas. 

LEIA TAMBÉM: Técnicas de pintura fáceis para crianças
 
Coloque um pouco de vinagre branco quente em um copo. Coloque os pincéis no vinagre aquecido por alguns minutos. Pronto, tirar o excesso do pincel com um papel, e lavar com água e detergente neutro. 
 
Amaciante para amolecer as cerdas  
 
Para amolecer a tinta seca do pincel, misture 60 ml de amaciante em 2 litros de água morna. 
 
Mas antes de lavar o pincel na solução, remova o excesso de tinta esfregando-o sobre um paninho ou papel toalha, retirando o máximo de resíduo que conseguir. E em um recipiente deixe o pincel de molho por alguns minutos, mexendo às cerdas até ver a tinta saindo. 
 
Tire o excesso da solução do pincel e leve-o normalmente. Retire o excesso de água e deixe-o secar naturalmente. 
 
Gostou das dicas e quer ver outras sugestões parecidas? Escreva nos comentários o que gostaria de ver por aqui. limpar pincel pintura pintura artística