Truques para lavar panos de limpeza

24 de outubro, 2019

comentários
Nós sabemos que os panos de limpeza são essenciais na hora da limpeza. E mantê-los limpos após as tarefas da casa são muito importante, afinal de contas, as superfícies só ficarão limpas se os panos utilizados também estiverem higienizados.
 
Panos de microfibra, multiuso e todos os outros materiais usados durante a faxina precisam estar sempre limpos. Se você já está se imaginando esfregando o pano de limpeza desesperadamente, não há a necessidade de remover todas as manchas, mas sim mantê-los higienizados.
 
Segundo pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto Nacional de Ciência nos Estados Unidos, 86% dos panos testados continham mofo, e 77% deles hospedavam bactérias. Por isso manter os utensílios de limpeza limpos é fundamental.

Como lavar os panos de microfibra

 
Para preservar a qualidade dos panos, o mais indicado é lavá-los logo após o uso para a sujeira não aderir às fibras do tecido. Não guarde ou deixe o pano sujo por muito tempo. 
 
Na hora de limpar os panos de microfibra, leve-os com água morna e detergente neutro. Produtos com cloro e removedores de manchas enfraquecem o tecido e prejudicam as fibras do pano. 
 
Esfregue bem o pano e, para finalizar, remova todo o sabão restante do pano e outros produtos que podem estar sobre a superfície, coloque a microfibra de molho em uma solução de vinagre e água para higienizar e garantir a maciez o pano. 
 
A solução para lavagem do pano pode ser feita na proporção de meio copo de vinagre para dois litros de água. Pronto, agora é só enxaguar e colocar a microfibra para secar na sombra. 
 
Dá para lavar pano de microfibra na máquina, basta tomar alguns cuidados básicos. Veja abaixo:
 
  • Nunca misture os panos de limpeza com roupas, toalhas, cobertores ou lençóis; 
  • Se a sua máquina tiver a opção pré-lavagem, use a opção, isso evita a necessidade de deixá-las de molho;
  • Verifique se há a necessidade de esfregar o pano e, caso ele esteja manchado, aplique um pouco de sabão ou detergente neutro sob o local;
  • Faça a lavagem usando o ciclo delicado, lembrando sempre de usar a quantidade de água necessária para cobrir os panos; 
  • Durante o processo de enxágue, opte por usar um pouco de vinagre branco, ele atuará como antibactericida e amaciante. 
 
Dica: para evitar as bolinhas nos tecidos, lembre-se de nunca misturar tecido de microfibra com algodão.

Passo a passo para lavar os panos de limpeza multiuso

  • Tire a sujeira mais grossa em água corrente;
  • Deixe os panos de molho por cerca de duas horas num balde com água, sabão líquido ou detergente neutro; 
  • Esfregue os panos com a escova para roupas Condor ref. 7720, lave com água corrente;
  • Coloque de molho por cerca de 15 minutos em uma bacia com sabão e vinagre de álcool;
  • Agora é só lavar os panos de limpeza em água corrente, torcer bem e pendurar na varal para secar.
 
Tem algum truque ou dica para facilitar os cuidados com a sua casa? Compartilhe-os com a gente nos comentários.  pano esfrega seca pano limpeza pano microfibra