Dicas para limpar e higienizar a casa em tempos de coronavírus

20 de março, 2020

comentários
As últimas e próximas semanas serão provavelmente lembradas como as mais caseiras da história. Afinal, é preciso combater a expansão do coronavírus (Covid-19) o mais rápido possível. A hashtag #ficaemcasa, que está circulando há alguns dias na internet traz uma mensagem simples, mas muito clara da necessidade de nos isolarmos neste momento. 
 
Por isso, agora, mais do que nunca, precisamos transformar a nossa casa em um local seguro e adequado para passarmos esses dias, até que os tempos de alertas cheguem ao fim. 
 
Pensando em como ajudar você durante essa fase, nós separamos algumas dicas para limpar e  higienizar a casa, removendo quaisquer germes e bactérias.
 
1. Atenção redobradas as superfícies 

Ainda não há informação de quanto tempo o coronavírus pode sobreviver no ambiente, mas indícios sugerem que esse período pode chegar a dias. Tendo isso em mente, pode-se considerar que as superfícies são um dos principais propagadores de contaminação. 
 
Ou seja, objetos como mesas, interruptores, celulares, controles remotos, registros de torneiras, maçanetas e puxadores precisam ser limpos e desinfetados com maior frequência. Mas, como fazer essa higienização de forma eficaz?
 
Uma dica de limpeza que possui baixo impacto ambiental é usar ingredientes como vinagre ou bicarbonato para remover a sujeira desses objetos. Use a misturinha e limpe os locais com ajuda de uma esponja multiuso
 
Já para a higienização das superfícies, use álcool líquido a pelo menos 70% ou faça uma solução de quatro colheres de chá de água sanitária por litro de água. Aplique com um pano multiuso e não se esqueça de usar luva.
 
 2. Roupas merecem cuidados redobrados 

Não tem jeito: por mais que a recomendação seja ficar em casa, algumas vezes somos obrigados a sair para fazer coisas emergenciais. Então, se você precisou sair, ao chegar em casa, tire a roupa e já as coloque para lavar. E lembre-se: nada de chacoalhar as roupas para evitar a dispersão do vírus. 
 
Não acumulou roupas o suficiente para bater uma leva na máquina de lavar? Você pode usar saquinhos descartáveis para armazená-las até a lavagem. Mas atenção! Os saquinhos devem ser descartados após o uso e o cesto que você os deixou higienizado. 
 
Ah! Se os tecidos permitirem, você pode utilizar água quente na hora da lavagem. É uma ótima opção para garantir que nenhum germe ou bactéria sobreviva. 
 
3. Como higienizar o ambiente de uma pessoa com suspeita de coronavírus?
 
Alguém na casa está com sintomas? Se possível, deixe a pessoa em um único ambiente, reserve utensílios que só ela utilize, e higienize os locais que são de uso comum logo depois de tocados por ela. Reserve também um lixinho (com saco plástico)  individual para ela.  Lembre-se de usar luvas e reserve-as unicamente para essa tarefa. 
 
E as roupas de cama? A pessoa suspeita de infecção deve, de preferência, trocar a própria roupa de cama e, se não for lavá-la imediatamente, o mais indicado é embalá-las em um saco plástico até a hora de levar à máquina de lavar ou ao tanque.
 
Até mesmo para as pessoas que não têm ninguém em casa com os sintomas, o ideal é limpar os ambientes e superfícies com a maior frequência que conseguir. E não deixe de pedir a ajuda de todos da casa! 
 
4. Utensílios de limpeza também precisam ser higienizados 
 
As luvas, a esponja e os panos usados devem ser lavados, higienizados e secados com o mesmo cuidado que lavamos nossas mãos. Então, antes de reutilizar os produtos, lave-os com água e sabão.
  
Gostou das dicas? Compartilhe e proteja quem você ama!  coronavírus dicas de limpeza