5 dicas para higienizar sua cozinha

17 de abril, 2020

comentários
Sabia que a cozinha pode ser um dos ambientes com mais contaminados da casa? Pois é, se você é do time que acha que é só dar aquela lavada rápida na esponja e no paninho que eles já estão novos. Ledo engano!

Segundo pesquisa realizada pelo departamento de Biomedicina do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas, os utensílios de cozinha podem acumular milhões de fungos e bactérias prejudiciais à saúde.

De acordo com os pesquisadores, os objetos da sua cozinha que apresentam maior colônia de micro-organismos são: lixeira, esponja de lavar louça, ralo, pano de prato, panos e rodo de pia. 

No entanto, vale lembrar que a cozinha é uma das áreas mais movimentadas da casa. Por isso, deve ser frequentemente higienizada. E não estamos falando só nos utensílios. Mesas, balcões, puxadores, pias, pisos e fogão merecem cuidados redobrados. 

Para você não correr risco de contaminação cruzada, principalmente em tempos de coronavírus, nós separamos algumas dicas de higienização para deixar fungos e bactéria bem longe da sua cozinha. 

Como limpar e higienizar a cozinha

Balcões, mesas e puxadores 

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, água sanitária diluída em água, desinfetantes, ou álcool 70% matam o coronavírus. Então, na hora de limpar essas superfícies use pano multiuso microfibra limpo e o produto de sua preferência. Deixe descansar na superfície até secar, e pronto, elas estão higienizadas. 

LEIA TAMBÉM: Como manter a casa livre de contaminação em tempos de isolamento

Lixo só no chão

Primeira regra de higiene: descarte agora mesmo a lixeirinha de pia! Isso porque,a proximidade do objeto com os alimentos que são manipulados no local aumentam o risco de contaminação. Prefira as lixeiras de pedal no chão, assim você não precisa usar as mãos na hora descartar o lixo.

Panos e esponjas sempre fora da água

Morada de milhões de fungos e bactérias, os panos e esponjas não devem ser guardados molhados em hipótese alguma. Então, sempre que acabar de lavar a louça ou usar o paninho multiuso sobre a pia, higienize-os e guarde-os sempre secos. 

Como higienizar esponja: deixe-a em água fervente entre 3 e 5 minutos; aperte bem para sair a água e deixe secar naturalmente. Nunca deixe a esponja em recipiente com água.

Como higienizar pano: use um pano para cada cômodo e, após o uso, lave-o com detergente neutro ou com sabão, enxágue em água corrente, abra todo o pano e deixe-o secar em local arejado.

LEIA TAMBÉM: Como manter a esponja da cozinha limpa após o uso

Se há um prazer depois de lavar toda a louça, esse é o de passar rodinho para finalizar a limpeza da pia. Mas será que você o higieniza da forma correta?

Como higienizar rodinho: após cada uso lave o rodinho com a ajuda de uma esponja específica para isso e detergente, enxágue bem e deixe-o secando. Para não dar chances aos fungos e bactérias, deixe-o de molho em uma mistura de 1 litro de água e 20 ml de água sanitária.

Segundo especialistas, o mais indicado é ter dois panos de prato, uma para secar a louça e outro apenas para enxugar as mãos. E, claro, nunca guardar ele úmido. 

Pia seca e livre de bactérias

Morada perfeita para milhões de bactérias, principalmente por causa da umidade e resíduos dos alimentos,a pia da cozinha merece cuidados redobrados na hora da limpeza.

Com toda louça lavada e resto de comida retirado, é hora de lavar bem a pia com a ajuda de uma esponja exclusiva para esse uso, detergente neutro e água morna. 

Para desinfetar a pia e dar o toque final, faça uma solução de 20 ml de água sanitária por litro de água e passe em toda a pia. Ah! Não se esqueça de usar a luva para cozinha na hora de realizar a limpeza. 

Chão limpo e desinfetado 

Se o chão da sua cozinha estiver sujo, a dica é usar a vassoura esfrega e seca para deixar tudo bem limpinho. 

LEIA TAMBÉM: Qual vassoura ideal pra minha casa? Nina Braz responde

Já para higienizar o piso, os MOPs são a opção ideal. Se você gosta de diluir água sanitária ou desinfetante em água, a dica é usar o Mop 360°

Agora, se  você faz a linha álcool 70% ou multiuso, o Mop Spray é a opção perfeita. E mais: o refil pode ser lavado em máquina. Muito maravilhoso ele,não? 

E você, qual o produto Condor que não pode faltar na sua casa? Deixe seu comentário no nosso Instagram. Nós vamos adorar saber! ;)

 

 

cozinha esponja higienizar cozinha limpar cozinha limpeza cozinha panos