Usa aparelho ortodôntico? Veja como fazer a higiene bucal corretamente!

26 de junho, 2019

comentários
Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe bem que fazer a higiene bucal diária é essencial para ajudar no sucesso do tratamento. Afinal, a falta de cuidados adequados pode levar a danos e lesões bucais permanentes. 
 
Para evitar que isso ocorra só é preciso garantir uma higienização bucal reforçada, uma vez que os alimentos podem grudar não só entre os dentes, como também nos bráquetes do próprio aparelho. 
 
Como fazer a higienização bucal de forma correta 
 
Antes de qualquer coisa veja se você está utilizando as ferramentas certas para cuidar dos seus dentes. Quando colocamos aparelho ortodôntico fixo, o ideal é escolher uma escova dental que ajudem na limpeza da boca, facilitando o acesso das cerdas a todos os cantos da boca. 
 
LEIA TAMBÉM: Escove os dentes corretamente em 5 passos
 
Escolha escovas específicas para esse fim
 
Dê preferência para as escovas com cerdas ultramacias, cabeça pequena e cerdas mais baixas no centro para se que amoldem aos bráquetes enquanto as cerdas laterais mais altas alcançam os dentes.  
 
Já as escovas com cabeças pequenas garantem acesso a lugares mais específicos da boca, que as maiores não alcançam, sem falar que elas ajudam a limpar melhor os espaços entre o aparelho e os dentes.
 
Se você está em busca de uma escova dental para chamar de sua, a escova Ortodôntica ref. 3263 é uma ótima opção para quem está em busca de uma escova dental ortodôntica eficiente. E mais: ela vem com limpador de língua e capa protetora de cerdas. 
 
Como usar o fio ou fita dental com aparelho ortodôntico fixo? 
 
Um dos maiores desafios de quem usa aparelho ortodôntico fixo é manter o uso frequente do fio ou fita dental ref. 3409. No entanto, mesmo que chatinho de passá-lo, não deixe de fazer uso do fio dental durante a sua rotina diária de higienização bucal. 
 
LEIA TAMBÉM: Higiene da língua: você está fazendo certo?
 
Usa aparelho móvel? Ele também requer cuidados especiais! 
 
Não são apenas os aparelhos fixos que merecem atenção redobrada, os aparelhos móveis também precisam de limpeza adequada, principalmente para serem armazenados. Isso é bastante útil, inclusive para a manutenção da peça.  
 
Use e abuse dos enxaguantes bucais 
 
A última etapa, mas não menos importante e que deve ser sempre levada em consideração é a da aplicação do enxaguante bucal. Além de garantir a limpeza daqueles pontinhos que não são alcançados nem pela escova ou pelo fio dental, ele também proporciona um hálito super-refrescante. 
 
Mas, atenção! O enxaguante bucal não substitui a escovação dental convencional e deve ser utilizado somente após a remoção mecânica da placa bacteriana. Ou seja, após a escovação dental e o uso da fita dental.
 

Gostou das dicas? Deixe um comentário falando sobre quais assuntos gostaria de ver por aqui.

 

aparelho dentário aparelho fixo aparelho ortodôntico escovação dental higiene bucal