O que fazer quando os dentes de leite amolecem?

25 de maio, 2021

comentários
Os dentinhos de leite começaram a amolecer e você se pergunta se é melhor esperar cair naturalmente ou arrancar? A gente sabe que quando os dentes começam a amolecer, a criança fica bastante ansiosa querendo puxar ou arrancar. E quanto mais ele amolece, mais cedo ele vai cair para dar espaço a um novo dente logo depois. Então, como lidar com esse processo?

A primeira dica é manter a calma (sua e dos pequenos) e esperar que a raiz do dente se desprenda naturalmente. Estar o mais próximo possível deles transmite a segurança necessária para as mudanças que estão chegando e tornar todo o processo mais memorável possível para eles é essencial. Por isso, estimule, elogie e brinquem para transmitir a mensagem que tudo é extremamente normal. O melhor de tudo, é que a queda pode acontecer naturalmente dentro de casa, sem necessidade de visita ao consultório, viu? 

Quando é necessário ajuda profissional?

Se ocorrer uma demora excessiva durante a esfoliação ou queda dentária, é interessante investigar o motivo. Também é importante ficar em alerta e observar como a gengiva está reagindo com a falta do dente logo após a queda. Está sangrando muito ou notou alguma inflamação? Esse é o momento para acionar um profissional! 
E não pára por aí! O dente permanente ainda não apareceu depois de 3 meses? Bora investigar! Só a odontopediatria conseguirá diagnosticar corretamente e indicar o tratamento ideal. 

O que fazer logo após a queda?

Já separa o algodão e uma gaze limpos e peça para a criança colocar no local da famosa “janelinha” e pressionar levemente para conter o sangramento. 
É importante que a criança não coma nada e nem realize bochechos por 30 minutos para que não ocorra nenhum processo de inflamação no local. 

E depois?

Passando os 30 primeiros minutos, é essencial cuidar da higiene bucal e ensinar para as crianças sobre a importância de higienizar a gengiva mesmo que ocorra o “medo de machucar a janelinha”. A falta de higiene pode levar a uma gengivite.



A Condor possui diversos produtos lúdicos e incríveis para tornar esse momento mais prazeroso e divertido para todas as idades. Já conhece a nossa linha de escovas e géis infantis? 

Agora que você já sabe como lidar com diversas situações, ficou mais fácil passar por essa etapa do dente de leite amolecendo, né? Continue acompanhando as dicas aqui no blog e no nosso Instagram @condorhigienebucal

 

dente de leite escova condor escova dental queda de dente