Formas de estimular as crianças a escovar os dentes

09 de outubro, 2018

comentários
A hora de escovar os dentes das crianças é uma verdadeira guerra? Sabemos que convencer os filhos a fazer a higiene bucal depois de cada refeição é uma tarefa bastante difícil, afinal, grande parte das crianças não gosta da sensação da escova, do sabor do gel dental ou de passar o fio dental.

Escovar os dentes é um hábito diário que deve ser estimulado desde cedo. É preciso lembrar que a falta de escovação, mesmo na fase dos dentes de leite, pode causar problemas dentários como cáries e até mesmo a extração precoce, o que pode ocasionar prejuízos a saúde dos pequenos.  

Mas, calma, nada de desespero, saiba que existem pequenos truques para te auxiliar nessa tarefa. Listamos algumas formas de estimular as crianças na hora de escovar os dentes.

Inicie a escovação o mais cedo possível

A higienização bucal deve começar desde cedo, ainda bebê, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos. Nesta fase, deve-se limpar a boca do bebê (gengiva e língua) utilizando a dedeira de silicone Condor Baby Dent após cada mamada. Além de aliviar a 'coceira' da gengiva antes do aparecimento dos dentes posteriores, o uso da dedeira facilita a introdução do hábito da escovação.

Escove os dentes junto com seu filho

Dar o exemplo é fundamental, por isso, tenha uma rotina de escovação, uso de fio dental e procure mostrar ao seu filho esse hábito. Além de estimular a escovação dental, a presença do adulto enquanto a criança faz a higiene bucal é importante para que se possa monitorá-las e avaliar se o processo de higienização bucal está sendo feito de forma correta.

LEIA TAMBÉM: Hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal​

Use atividades lúdicas na hora da escovação

Crie histórias com os personagens favoritos do seu filho, utilize vozes e sons diferentes para que ele se solte e deixe você fazer a escovação e sinta que esse momento também pode ser divertido. Outra opção para estimular os pequenos é levar a boneca ou bichinho de pelúcia para escovar os dentes juntos. Invente músicas, abuse dos recursos visuais por meio de vídeos no celular e o que mais vier a cabeça. Nessas horas precisamos soltar a imaginação e focar nas atividades que a criança mais gosta de fazer.

Utilize produtos atraentes

Toda criança adora brincar, por isso, tornar a hora de escovar os dentes em uma grande atividade lúdica é importantíssimo para convencê-los que escovar os dentes também pode ser divertido. Os produtos para higiene bucal infantil com as marcas e/ou personagens mais queridos dos pequenos são ótimas escolhas para estimular a escovação. Empresa líder de vendas em escovas dentais infantis no Brasil, a Condor oferece alguns dos personagens mais desejados pelas crianças, desde sua primeira infância até a adolescência com Galinha PintadinhaSnoopyLilica RipilicaHot Wheels e Avengers.

Mas, tenha muito cuidado ao escolher os produtos que seus filhos vão usar. Procure marcas e fabricantes que ofereçam produtos de qualidade e de acordo com cada idade/necessidade da criança. Os produtos Condor são desenvolvidos em parceria com profissionais de odontologia e passam por um rigoroso controle de qualidade garantindo produtos ideais para cada fase da dentição dos baixinhos.

LEIA TAMBÉM: Escovas dentais: higienização é fundamental para não acumular bactérias

Prepare um ambiente adequado e crie uma rotina

Ofereça condições adequadas para as crianças escovarem os dentes, sem que a atividade seja desconfortável ou perigosa. Deixe uma escadinha ou banquinho bem firme próximo a pia para que ele possa alcançá-la na hora de cuspir a espuma ou fazer o enxágue bucal. Desenhar uma rotina para a criança também é bastante útil para que ela entenda os momentos que a escovação dental deve ser feita e possa assim absorver esse costume e transformá-la em hábito.

Tem outras dicas para dividir com as mamães e papais que estão passando pela mesma situação? Compartilhe suas dicas e truques para estimular os pequenos na hora de cuidar da higiene bucal.

 

dicas higiene bucal