Escove os dentes corretamente em 5 passos

05 de abril, 2019

comentários
Você sabia que a escovação dental correta leva no mínimo dois minutos? Pois é, a maior parte dos adultos não chega nem perto desse tempo ao escovar os dentes. Na verdade, segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apenas 53% da população brasileira realiza a escovação dental, utilizando a escova, creme e fio dental, os três itens essenciais para uma boa higienização bucal. 
 
Ok, 90% da população faz a limpeza dos dentes utilizando escova e creme dental, o que é eficiente para limpar a superfície dos dentes, mas sabemos que para garantir a limpeza entre os eles, o fio dental é indispensável. Afinal, é o fio dental que retira aquele restinho de alimento preso no dentes, evitando as cáries, placas bacterianas e outros problemas bucais. 

LEIA TAMBÉM: 5 formas de estimular as crianças a escovar os dentes
 
Quer ter dentes limpos e saudáveis? Veja as dicas e saiba como escovar os dentes da forma correta. 
 
2 minutos, 3 vezes ao dia
 
Antes de qualquer coisa é preciso frisar que, para garantir uma escovação correta, o mais indicado é pedir informações ao seu odontologista e seguir suas orientações. Outro ponto importante é fazer a escovação dental por pelo menos dois minutos, ou seja, 30 segundos em cada quadrante da boca:  superior direita e esquerda, inferior direita e esquerda. 
 
Escove os dentes corretamente em 5 passos 
 
  • Inicie a escovação dental superfícies externas, fazendo movimentos circulares, com a escova em um ângulo de 45 graus. Na parte interna faça movimentos curtos de vai e vem, certificando-se que a escova alcançou os dentes posteriores 
  • Com a escova de forma plana, escove para frente e para trás, ao longo da superfície lateral dos dentes. 
  • Nas superfícies internas dos dentes anteriores, incline a escova verticalmente e faça movimentos suaves e circulares para cima e para baixo com a ponta da escova.
  • Para garantir uma limpeza efetiva, não esqueça de limpar a língua para eliminar as partículas de alimentos e ajudar a eliminar as bactérias que ocasionam mau hálito. 
  • E para finalizar a higienização bucal, faça bochecho com enxaguante bucal para desinfetar a boca e garantir um hálito refrescante.
LEIA TAMBÉM: Hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal
 
Quando devo trocar a escova dental?
 
Indica-se substituir a sua escova dental por uma nova a cada três meses ou quando as cerdas começarem a apresentar alguma deformação.

Gostou das dicas? Deixe um comentário falando sobre quais assuntos gostaria de ver por aqui. dentes escovação dental escovar os dentes