Creme dental em excesso durante a infância pode ser prejudicial

13 de agosto, 2019

comentários
Você sabia que cerca de 40% das crianças utilizam creme dental de maneira incorreta? Isso é o que aponta estudo recente realizado pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (em inglês CDC, Center for Disease Control and Prevention). 
 
A orientação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da Sociedade Americana de Pediatria é que o creme dental com flúor seja usado desde o nascimento do primeiro dente, devendo ser utilizada  uma quantidade segura do creme dental de acordo com a idade. 
 
Até 2 anos - meio grão de arroz cru 
De 2 a 4 anos - um grão de arroz cru
A partir de 4 anos- um grão de ervilha
 
É importante lembrar que o que faz a limpeza é a escova e não a pasta, pois é o atrito dela com os dentes que irá promover a remoção da placa e a higienização eficaz. 
 
Vale ressaltar também que o creme dental utilizado deve ser infantil, por conta da quantidade ideal de flúor. Isso porque, em excesso, o flúor pode causar fluorose dental, deixando os dentes mais porosos, quebradiços e com coloração que pode variar de esbranquiçada a marrom. 
 
O manuseio da escova durante a limpeza bucal também merece atenção redobrada, uma vez que, se utilizado com força ou com movimentos errados, pode provocar pequenos traumas na gengiva e não promover uma higienização eficaz. 
 
Os cuidados com a saúde bucal das crianças devem ser iniciados antes dos dentinhos aparecerem, por volta dos cinco meses do bebê. Nós ensinamos como fazer a higiene bucal do bebê aqui. 
 

Resposta: B
 
Gostou das dicas? Deixe um comentário falando sobre quais assuntos gostaria de ver no blog.  creme dental pasta de dente