Higiene bucal perfeita: como cuidar da saúde da boca

10 de agosto, 2020

comentários
Escolher os produtos certos que serão utilizados na escovação é o primeiro passo para uma boa saúde bucal. Afinal, manter dentes e gengiva bem cuidadas é fundamental para a preservar a saúde da boca.

E quando falamos em dentes saudáveis, não estamos nos referindo apenas a aparência, mas em uma boa mastigação e o bem-estar geral da saúde bucal. 

Por isso, devemos ter em mente que a prevenção ainda é a melhor forma de fazer isso, sem falar que é a maneira menos dolorida e mais econômica. Mas, como ter uma boa higiene bucal?

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades da saúde bucal na gravidez

Ter uma boa escovação dental, limpar a língua e fazer uso diário e correto do fio dental são ações básicas e indispensáveis. E são medidas simples como essa que ajudam a diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

Por isso, pensando em ajudar você a manter a higiene bucal, nós listamos abaixo alguns cuidados fundamentais para manter dentes e gengiva saudáveis.

Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia

Apesar de parecer óbvio, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando a escovação após as refeições de lado, e deixam para escovar os dentes apenas quando acordam e quando vão dormir. 

O mais indicado é escovar os dentes ao acordar, após cada refeição ou ingerir doces, e antes de dormir.

Usar fio dental diariamente 

Outro fator importantíssimo para a saúde da boca é o uso diário do fio dental. Para quem acha que não há problema em deixar de passar o fio dental frequentemente, precisa saber que ele é vital para retirar os resíduos de comida que acumulam entre os dentes e que a escova não consegue alcançar.

Vale lembrar que o acúmulo de restos de comida entre os dentes pode provocar inflamações na gengiva.

Escovar os dentes corretamente

Na hora da escovação dental é importante lembrar que ela precisa ser feita da maneira correta, e não de qualquer jeito e com pressa. Faça movimentos circulares, não pressione ou force a escova sobre os dentes e escove os dentes por pelo menos dois minutos.

LEIA TAMBÉM: Hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal

Escolha a escova dental certa! 

Dê preferência para escovas com cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. Elas são as mais indicadas para uma boa escovação dental.

Troque sua escova dental regularmente

Substitua a sua escova dental a cada três meses e troque-a imediatamente após passar por algum processo infeccioso, como gripes e resfriados.

Guarde sua escova de forma adequada

Evite deixar a escova descoberta e procure utilizar uma capinha para proteger a parte superior e as cerdas. Outra dica é não guardar várias escovas juntas. Apesar de bastante comum, esse hábito pode transferir bactérias de uma para outra.

Quer ficar por dentro das nossas dicas e lançamentos de higiene bucal? Siga @condorhigienebucal no Instagram!

Precisa de outros produtos relacionados à Higiene Bucal? Conheça nossos produtos para Higiene Bucal.

 

escovação dental higiene bucal saúde bucal saúde da boca