Como cuidar da saúde bucal durante a pandemia

26 de maio, 2020

comentários
Com o isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, cuidar da saúde bucal ficou ainda mais importante. Afinal, as visitas ao dentista estão mais difíceis. 

Então, que tal aproveitar o tempo em casa e o período de maior atenção com a saúde para ensinar os pequenos como cuidar da saúde bucal?

O legal é que além de ensinar sobre higiene bucal para as crianças, essa também é uma boa oportunidade para fortalecer ainda mais o vínculo existente entre você e as crianças. 

Para uma boa higiene bucal, três itens são essenciais para garantir a higienização correta dos dentes: a escova, o creme e o fio dental. 

A limpeza bucal deve ser a primeira e última coisa a ser feita no dia. Então, escove os dentes assim que levantar da cama, depois de cada refeição e antes de dormir. 

Além de manterem os dentes limpos, a escovação e o uso do fio dental previnem o surgimento de doenças bucais como as placas bacterianas e a cárie.

LEIA TAMBÉM: Você troca sua escova de dentes após gripes e resfriados?

Mas nós sabemos bem que os pequenos podem não gostar muito de escovar os dentes no início. Por isso, para deixar a hora da higiene bucal mais divertida, a dica é investir em produtos que estimulem esse momento. 

As escovas e os géis dentais da linha infantil Condor reúnem alguns dos personagens mais amados pelas crianças. Tem produto da Galinha Pintadinha, Snoopy, Avengers, Hot Wheels e Lilica Ripilica, tudo pensando em transformar a escovação dental em diversão.

Para promover uma finalização perfeita para a limpeza dos dentes das crianças, os enxaguatórios bucais e os fios dentais da linha infantil Condor têm um atrativo a mais de proteção: os sabores de tutti-frutti e morango.

LEIA TAMBÉM: Creme dental em excesso durante a infância pode ser prejudicial

É importante ressaltar que até os sete anos de idade, o mais indicado é que a higiene bucal dos filhos seja feita ou acompanhada de um adulto. 

E a partir dessa idade, quando a criança já tem uma maior coordenação, já é possível que ela realize a escovação sozinha. No entanto, isso requer treino e a presença de um adulto para supervisioná-la enquanto ela escova os dentes. E lembre-se: dar o exemplo é fundamental! 

Como realizar uma higienização bucal perfeita nas crianças

 
  • Escolha uma escova com cerdas macias;
  • Aplique na escova uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Crianças não precisam mais do que uma quantidade semelhante a 1 grão de ervilha;
  • Comece pelos dentes de cima, de frente para trás, fazendo grandes círculos;
  • Em seguida, vá para os dentes de baixo, repetindo os movimentos em círculos, de frente para trás;
  • Faça também movimentos de cima para baixo nos dentes;
  • Para manter a criança atenta à escovação, use a criatividade. Cante uma música ou faça um jogo rápido. Uma boa escovação dura, em média, 2 minutos;
  • O fio dental pode e deve ser utilizado pelas crianças diariamente com o auxílio dos pais. Aos 2 anos, os dentes começam a encaixar um do lado do outro e resíduos podem ficar retidos. Por volta dos 8 anos, as crianças já conseguem usar o fio dental sozinhas;
  • Não se esqueça de escovar a língua, sempre de dentro para fora;
  • Na hora do enxágue, use um copinho com água. Assim as crianças menores não precisarão se esticar para alcançar a torneira;
  • Após a escovação, pode-se ainda utilizar um enxaguante bucal com sabor agradável. O momento será lembrado como algo positivo;
  • Troque a escova da criança a cada dois meses.
coronavírus covid-19 escovação dental escovação dental infantil escovar os dentes saúde bucal saúde bucal infantil