Promoção Renda Extra

O que é porosidade capilar e como tratar

06 de junho, 2019

comentários
Porosidade capilar: o que é e como tratar os fios
 
A porosidade capilar é um daqueles problemas que quase todo mundo já ouviu falar,  mas pouca gente o que é. E, apesar de poucos conhecerem o termo, os sintomas dos cabelos porosos são bastante conhecidos: fios opacos, ressecados e ásperos. 
 
Para combater o problema é entender o que é porosidade capilar, saber identificá-la e, claro, aprender como tratá-la. Por isso, nós preparamos um guia completo para te ajudar a cuidar dos cabelos porosos. Vem ver! 
 
O que é porosidade capilar?
 
A porosidade capilar é a capacidade que o cabelo tem de absorver a água e outros nutrientes. Isso ocorre por causa de um desequilíbrio das cutículas que protegem a fibra dos fios. 
 
O resultado é que as cutículas podem ficar desalinhadas - muito fechadas ou com falhas. Mas, nada de desespero. Ter um pouco de porosidade é normal – e  podemos dizer até saudável. 
 
Quais os níveis de porosidade do cabelo?
 
Existem três níveis de porosidade capilar: baixa, média e alta, e cada um tem uma característica específica. 
 
Porosidade baixa: as cutículas muito fechadas – impedindo que os nutrientes (hidratantes e óleos) penetrem na fibra capilar. 
 
Porosidade média: esse nível de porosidade é o ideal, pois as cutículas dos fios são um pouco abertas, o que facilita a absorção de nutrientes pelo cabelo. 
 
Porosidade alta: por terem o pH alcalino, as cutículas dos fios estão sempre abertas, o que faz com que os cabelos percam facilmente os nutrientes, apresentando ressecamento, falta brilho e, pasmem, pode interferir até mesmo na manutenção da coloração dos cabelos tingidos. 
 
Você sabe qual é a porosidade do seu cabelo? Faça o teste e descubra! 
 
Testar o nível de porosidade capilar é muito fácil e não demanda tempo ou dinheiro. Para descobrir se os seus cabelos estão porosos você precisará apenas de um copo de água e um fio de cabelo limpo, sem produtos como leave-in, cremes e óleos, por exemplo. 
 
Pegue o fio de cabelo e mergulhe-o em um copo de água e aguarde dez minutos. Se o cabelo flutuar quer dizer que a porosidade do cabelo está baixa; se o fio ficar no meio significa que a porosidade está média e, se o fio afundar, é sinal de que os seus cabelos estão altamente porosos (e precisam de cuidados já!). 
 
Saiba como tratar cada nível de porosidade
 
Agora que você já sabe identificar o nível de porosidade dos fios é hora de aprender qual o cuidado que você deve ter com o cabelos em cada um deles. 
 
Como tratar cabelo com baixa porosidade capilar
Aposte na hidratação profunda dos fios. E para fazer com que o tratamento penetre nos cabelos, a dica é começar o banho com a água morna (nunca quente!) para abrir um pouco as cutículas e facilitar a absorção dos produtos. 

Como tratar cabelo com média porosidade capilar
Apesar de ser a porosidade ideal para os fios, eles também precisam de cuidados, e a nutrição é a chave do sucesso. indicado. Você pode escolher entre a máscara ou óleo vegetal para garantir a umectação capilar.
 
Como tratar cabelo com alta porosidade
Neste nível, os fios estão extremamente ressecados e porosos, e o tratamento mais indicado é a reconstrução capilar. Experimente fazê-la com uma máscara concentrada e sinta a maciez retornar aos fios.