Mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos

20 de outubro, 2020

comentários
Você já sabe que cuidar dos cabelos é fundamental para manter a saúde dos fios em dia mas mesmo assim você ainda não sabe por onde começar? São tantos procedimentos, técnicas e cronogramas para seguir que é normal sentir dúvidas mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, convidamos a Dra. Luciana Maluf, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para dar dicas preciosas e desvendar mitos e verdade sobre cuidados com os cabelos. Vamos lá?

Primeiro, a Dra. Luciana orienta a importância de entender que apesar de existirem diferentes etnias e tipos de cabelos, o cuidado básico para todos é o mesmo: limpar, hidratar e proteger. 
Escovar os cabelos também é um dos principais cuidados para manter a saúde dos fios. Além de deixá-los esteticamente mais bonitos, ativa a microcirculação da região, fazendo com que as células consigam trabalhar melhor, proporcionando mais saúde ao couro cabeludo. Por isso, a dermatologista desvenda alguns mitos e verdades sobre as formas adequadas de escovar os cabelos.

Mitos e Verdades sobre escovar os cabelos

“Você nunca deve escovar os cabelos quando estiver molhado.”

Mito. A escovação pode ser feita em qualquer momento, porém com os cabelos molhados, ela pode ter uma certa resistência para deslizar pelos fios. Uma sugestão seria usar um pouco de creme ou sérum leave-in para que melhore a maciez e o deslizamento da escova ou pente. 

Uma dica importante é iniciar qualquer escovação de baixo para cima, ou seja, das pontas às raízes, pois à medida que os nós são desfeitos na parte de baixo, os nós seguintes em cima não têm “barreira” ou resistência para serem desmanchados. E mais uma dica: escovas com pinos ou pentes com dentes espaçados são ideais para esse trabalho.

“Escovar os cabelos molhados com creme de pentear, ajuda a soltar os nós.”

Verdade. Ao agir fechando a camada mais externa da haste capilar (a cutícula), os cremes de pentear proporcionam uma superfície mais lisa e macia ao fio, e a escova desliza com maior facilidade. Isso diminui o enroscamento dos nós entre si ou da escova no cabelo.

 “Cabelos ondulados não devem ser escovados secos.”

Mito. Podem ser escovados em qualquer momento, desde que com leveza e tranquilidade. A escovação com a escova certa também é importante neste processo, para que não arme e não dê muito volume.

“Você deve sempre escovar os cabelos antes de dormir.”

Mito. A escovação antes de dormir não interfere na qualidade ou nas características dos fios. Se você quiser ficar esteticamente mais bonita para dormir, você pode escovar os cabelos antes.

“Você precisa ter mais de uma escova.”

Verdade. Por dois motivos principais. O primeiro seria para ter uma higienização das escovas com maior frequência sem ficar sem pentear os cabelos. O segundo seria para adequar cada escova para cada tipo de cabelo naquele momento, ou seja, uma pessoa tem cabelos cacheados (e, portanto, deve usar uma escova ou pente com cerdas mais distantes entre si) pode querer fazer um alisamento térmico para ficar com os cabelos lisos temporariamente; e neste caso, o ideal seria penteá-los com uma escova com cerdas mais próximas, porém ambas sempre muito macias e maleáveis.

Viu como é simples colocar os cuidados com os cabelos em prática? A Dra. Luciana também deu orientações sobre o uso mais adequado das escovas de cabelo Condor. 

A Linha Frozen é ideal para a primeira infância. As escovas possuem cerdas macias e bolinhas protetoras no final de cada cerda, auxiliando na escovação da espessura fina e sensível do cabelo das crianças.

A Linha Chata de Galocha pode ser utilizada por pré-adolescentes e jovens que possuem grande quantidade de cabelo e no geral, são mais espessos, longos e resistentes.

A Linha Pocket é ideal para levar na bolsa e acompanhar o agito do dia a dia de jovens e adultos. Possuem cerdas macias e mais resistentes que ajudam cabelos com espessura média ou grossa. 

A Linha MegaTrends é mais resistente e compõem escovas com cerdas finas e grossas, podendo ser usada em cabelos com mais facilidade de quebrar e de espessura média.

Agora ficou mais fácil escolher a escova Condor ideal e aplicar as dicas de cuidados com os cabelos na sua rotina, não é?
Quer ficar por dentro das nossas dicas sobre beleza e novidades? Siga @condorbeleza no Instagram!
 

 

cuidados com os cabelos escovas condor escovas de cabelo condor