Guia de cuidados com os cabelos durante a quarentena

05 de agosto, 2020

comentários
​Em tempos de isolamento social, é comum alguns cuidados com os cabelos sejam deixados de lado. Só que a ‘nova rotina’ elevou os níveis de estresse e ansiedade em boa parte da população, causando impacto direto na aparência dos cabelos e pele. 
 
É importante lembrar que em situações de estresse, nosso organismo libera um hormônio chamado cortisol, que aumenta a atividade de radicais livres, além de promover inflamações que podem comprometer a saúde da pele e do cabelo.  
 
Se você notou que a queda capilar aumentou, é bom ficar alerta e procurar fazer atividades que ajudem a amenizar o estresse, como pintura, meditação ou atividades físicas. Mas, além de se cuidar de dentro para fora, alguns cuidados com os fios podem trazer efeitos benéficos na manutenção da saúde dos cabelos.
 
Lavar os cabelos demais ou de menos 
 
O mais indicado é não lavar os cabelos todos os dias. Mas, em tempos de isolamento social, nada de abandonar esse cuidado e ficar uma semana sem lavar os fios. 
 
LEIA TAMBÉM: Transição capilar na quarentena: dicas para assumir os cachos naturais
 
Vale lembrar que tanto o excesso quanto a falta de lavagem podem causar problemas. Enquanto lavar de menos os fios pode gerar acúmulo de oleosidade no cabelo e entupimento do folículo, favorecendo a queda capilar e algumas doenças no couro cabeludo. A lavagem em excesso tira a oleosidade natural, muito importante para a saúde dos cabelos. 
 
O mais indicado aqui é lavar os cabelos a cada dois dias ou ao menos dia sim, dia não. Evitar banhos excessivamente quentes também é essencial. 
 
Cuidado na hora de secar os cabelos
 
Esfregar os fios na toalha ou fazer aquele torcidinho para que eles sequem não é o mais indicado. Além de aumentar a estática do fio deixando-os arrepiados, isso também acaba quebrando o cabelo. 
 
Ou seja, se você tem esse costume, é um bom momento para mudar esses hábitos. Segundo especialistas, o mais adequado é apertar os cabelos  delicadamente com a toalha. 
 
Agora, para quem também faz uso do secador de cabelo, para preservar a saúde dos fios, mantenha uma distância mínima de 15 cm tanto do fio quanto do couro cabeludo.  
 
Hidratação é vida! 
 
Não é porque você está em casa a maior parte do tempo que seu cabelo não merece um banho de hidratação. O mais indicado para manter os cabelos lindos e saudáveis é hidratá-los pelo menos uma vez por semana. 
 
LEIA TAMBÉM: Você sabe como limpar sua escova de cabelo?
 
Se preferir ingredientes naturais para cuidar das madeixas, nós ensinamos aqui 3 receitinhas caseiras para fazer uma hidratação capilar profunda e deixar seus cabelos lindos. 
 
Penteie os cabelos do jeito certo
 
Pentear os cabelos e simples e não tem como errar, certo? Errado! Desembaraçar e pentear o fio merece atenção e muita delicadeza. E nada de começar do couro cabeludo para as pontas. 
 
Para garantir a integridade dos fios, comece penteando-os sempre da ponta para a raiz, desembaraçando pequenas mechas de cabelo para não quebrar os fios. 
 
Pentear e escovar os fios diariamente é fundamental, afinal, essa ação ajuda a ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando no fortalecimento de novos fios e na distribuição da oleosidade ao longo do comprimento.
 
E você, cuida do seu cabelo como? Conta para gente nos comentários. 
 
Quer ficar por dentro das nossas dicas sobre beleza e novidades? Siga @condorbeleza no Instagram!

cuidados com os cabelos queda capilar saúde dos cabelos