Promoção Renda Extra

Cabelos crespos: dermatologista dá dicas para cuidar dos fios

24 de setembro, 2019

comentários
Quem tem cabelo crespo sabe bem que eles precisam de atenção (e hidratação) redobrada. Afinal, os cabelos crespos tem suas especificidades, e por ter uma textura diferente do cabelo cacheado e do ondulado, é preciso ficar de olho na rotina de cuidados para garantir fios brilhosos e saudáveis. 
 
Os cabelos crespos são caracterizados por cachos bem pequenos ou que, muitas vezes, nem chegam a ser cacheados, e por isso são naturalmente mais secos e precisam de muita hidratação para revelar toda a sua beleza.

LEIA TAMBÉM: Ampolas de vitaminas para cabelo: será que elas funcionam?
 
Para quem tem cabelo crespo, mas ainda não conseguiu acertar a mão na hora de cuidar das madeixas, é importante frisar que, quando penteados, os cachos pequenos em formato de S perdem a definição e ganham volume, uma vez que os fios tendem a ser mais finos e ressecados.
 
Naturalmente armados e secos, os cabelos crespos são perfeitos para fazer um lindo e poderoso black power, que é muito mais do que do que um simples penteado, mas um símbolo de identidade.
 
Segundo a dermatologista e consultora de beleza da Condor, Luciana Maluf, não é só a hidratação capilar que merece atenção e explica que, assim como acontece com os cabelos cacheados, é preciso escolher o corte em cabelos crespos respeitando as linhas do rosto, o caimento e a textura dos fios. 

LEIA TAMBÉM: Quer mudar o visual? Aposte no visagismo para escolher o corte de cabelo certo
 
“Os cabeleireiros especializados nessas texturas recomendam, inclusive, o corte a seco, que permite verificar o volume natural e o resultado já no início do processo. Para secar os fios, no salão ou em casa, o indicado é usar o difusor, que ajuda a modelar os cachos”, afirma a especialista. 
 
Como cuidar dos cabelos crespos:
 
  • Use um ativador de cachos para fios mais definidos, e borrife-os no cabelos sempre que achar necessário;
  • Aposte nas máscaras capilares de aminoácidos do trigo, de manteiga de Karité, ou ainda com óleo de buriti ou azeite de oliva, pergunte ao seu cabeleireiro qual a melhor opção para você;
  • Para reduzir o volume dos fios, espalhe algumas gotinhas de óleo de silicone no cabelo molhado, e em seguida, retire o excesso de umidade amassando os fios com uma toalha;
  • Para quem gosta de deixar os cachos secarem ao natural, a opção é aplicar o  leave-in “disciplinador” de cachos ainda com os cabelos úmidos;
  • Preserve a oleosidade natural dos cabelos, passando, antes da lavagem, um pouco de óleo de silicone nos fios, a partir de dois dedos da raiz. Depois lave normalmente o cabelo;
  • Não vai lavar os cabelos? Use uma touca plástica para proteger os fios da umidade e evitar o frizz;
  • Desembarace os fios ainda úmidos e utilize o garfo capilar na hora de fazer penteados.
cabelo crespo cabelos crespos dicas da dermatologista fio crespo