A Condor e a Femama estão novamente unidas na luta contra o câncer de mama. Por isso, a Condor abre espaço para a campanha da Femama “Acesso Já”, que contribui na luta por mais acesso a diagnóstico e tratamento de câncer de mama em todo o Brasil. O objetivo é ter diagnósticos do câncer em até 30 dias e iniciar o tratamento oncológico em até 60 dias, além de novos tratamentos para câncer de mama metastático disponíveis para todos que necessitem.


Pelo direito a uma luta justa contra o câncer de mama. #acessojá

A FEMAMA

A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, é uma associação civil sem fins econômicos. Seu objetivo é reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil. Com ONGs associadas na maioria dos estados, trabalha para influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à saúde da mama.

A FEMAMA luta para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama, que devem ser ágeis, adequados e de qualidade para todas as pacientes. Nesse sentido, a Federação trabalha para que todas as brasileiras tenham a chance de rastrear a doença e, em casos positivos, que seja detectada nos estágios iniciais, quando as chances de cura são de até 95%. Além disso, como o câncer não espera, a FEMAMA também luta para que essas mulheres possam iniciar o tratamento adequado ao seu tipo de câncer de mama rapidamente, sem dar chance para que seus quadros se agravem enquanto aguardam atendimento.

A Federação trabalha para que o acesso às opções medicamentosas seja igualitário e disponível para todas que necessitem, levando em consideração a preservação de suas vidas com o máximo de qualidade possível. Atuando por meio do advocacy, a Federação procura empoderar a população sobre seus direitos e influenciar a formulação de políticas públicas eficientes contra o câncer de mama em todo o país, envolvendo o governo, profissionais de saúde, instituições do terceiro setor e cidadãos.

Clique aqui para saber mais sobre a FEMAMA.

A C​ONDOR NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Mais uma vez, a Condor é parceira da FEMAMA na luta contra o câncer de mama. A marca acredita que, quanto maior o apoio e a participação de todos, menor será o índice de mortalidade pela doença.​

Pensando nisso, foram criadas edições especiais de produtos para a campanha "Acesso Já" e parte da venda desses kits será revertida para as ações da FEMAMA. Para o projeto de 2016, que luta pela agilidade e por mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer, a Condor convidou o artista Luciano Martins para criar toda a linha gráfica dos produtos que serão exclusivos para essa parceria.

Limpeza:

Um charme de vassoura e escova para lavar roupa, ambas na cor rosa, em apoio ao movimento Outubro Rosa e à campanha #acessojá.

Higiene Bucal:

Na compra de 1 Escova Dental Avantix, ganhe 1 Escova Dental Trip Personalizada com o design da campanha.

Beleza:

Na compra de uma escova para cabelos decorada, ganhe um lenço supercharmoso.

A ARTE NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Radicado em Florianópolis, Luciano Martins desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração nas artes plásticas. Em 15 anos de pintura, já são mais de 80 mostras no currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

Seu trabalho ganhou popularidade por conta da característica lúdica e do universo de cores em que navega, capaz de tocar o imaginário de qualquer pessoa. Artista do bem, Luciano inclui ainda em seu portfólio um belíssimo trabalho filantrópico, apoiando dezenas de instituições espalhadas por todo o Brasil.

Parceiro da Condor na criação de algumas linhas especiais de produtos, Luciano também está junto com a FEMAMA para ajudar na luta contra o câncer de mama. Sua obra artística é um deleite para a alma; sua obra social, um deleite para os nossos corações!

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama pode ser diagnosticado de diversas maneiras, sendo as mais comuns o exame clínico (toque realizado pelo médico) e a mamografia. A mamografia é capaz de diagnosticar nódulos muito pequenos, em estágios iniciais. No entanto, somente a biópsia, realizada posteriormente, pode confirmar o diagnóstico e o estágio da doença. O autoexame é uma prática importante para que você conheça seu corpo e procure um médico caso encontre alguma alteração na mama, mas ele não substitui outras etapas do diagnóstico.

É fundamental que esse processo de descobrimento da doença seja realizado o mais rápido possível, para que as chances de cura sejam maiores. Mas, infelizmente, essa não é a realidade vivida pelas pacientes do SUS. Há relatos de até um ano de espera nessa etapa, aumentando o risco de morte pela doença.

Apesar de existir uma lei, conhecida como “Lei dos 60 Dias”, que garante ao paciente de câncer o início do tratamento em até 2 meses, ela não inclui a etapa do diagnóstico.

A FEMAMA apoia a aprovação do Projeto de Lei que garante a realização dos exames para diagnóstico do câncer em até 30 dias no SUS, aumentando o número de diagnósticos precoces e, consequentemente, as chances de cura.

AGILIDADE NO TRATAMENTO

Cada paciente com câncer de mama tem uma jornada de tratamento diferente, podendo variar as sequências em cada caso. As etapas possíveis são: quimioterapia, radioterapia, cirurgia para retirada do tumor, administração de medicamentos para evitar que o câncer retorne e (ou) controle da doença metastática (quimioterapia ou terapia-alvo).

Todos esses processos têm prioridade no SUS. Pelo menos, segundo a Lei 12.732/12, que define que o tratamento para todos os tipos de câncer deve ser iniciado em no máximo 60 dias após o diagnóstico.​

A nova regra está em vigor, mas o SISCAN, sistema que registra os atendimentos de câncer, não está implementado em sua totalidade. Sendo assim, não é possível monitorar a aplicação da lei. Além disso, existe em todo o país uma grande dificuldade de acesso ao tratamento. Isso acontece por falta de manutenção em equipamentos de radioterapia, falta de medicamentos para a quimioterapia, entre outros problemas, dificultando que a “Lei dos 60 Dias” seja cumprida plenamente.​

A FEMAMA cobra o funcionamento correto do SISCAN, para fiscalizar a agilidade no tratamento do câncer de mama e lutar por melhorias.

ACESSO A NOVOS TRATAMENTOS

Há mais de uma década, nenhum novo medicamento é incorporado ao SUS para pacientes com câncer de mama metastático, o estágio mais avançado da doença. Atualmente, a medicina é capaz de oferecer alternativas mais eficazes, que proporcionam mais tempo e melhor qualidade de vida para a paciente. Mas essa não é a realidade das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde.​

Pensando nisso, foram realizadas as campanhas “Para Todas as Marias” e “Por Mais Tempo” com o objetivo de nos aproximarmos da conquista desse direito. “Para Todas as Marias” também foi tema do Outubro Rosa em 2015. E continuamos acompanhando de perto em 2016, sendo essa uma das frentes de luta da campanha “Acesso Já”, além do acesso ágil ao diagnóstico e ao tratamento da doença.​

A CAMPANHA

A campanha “Acesso Já” é uma iniciativa da FEMAMA, uma associação civil sem fins econômicos que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil.​

Com o objetivo de proporcionar mais acesso, agilidade e qualidade no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, a campanha chama a atenção para todo o processo enfrentado pela paciente, desde o diagnóstico até o fim do tratamento da doença. Os desafios são a ampliação de acesso aos serviços oferecidos pelo SUS, que ainda não são ideais, e por isso afetam as chances de cura de milhares de pacientes.​

​A FEMAMA pretende contribuir com a redução das taxas de mortalidade causada pelo câncer de mama, com agilidade e mais qualidade no diagnóstico e no tratamento da doença. #ACESSOJÁ​