Passo-a-passo

Você está em PASSO-A-PASSO

Instruções e dicas para deixar a sua casa do jeito que você gosta.

PASSO-A-PASSO DA PINTURA
Prático e de fácil consulta, este passo-a-passo foi especialmente desenvolvido para auxiliar nos processos de preparação e pintura das mais diversas superfícies. Aqui, você encontra dicas para melhorar e facilitar a pintura e garantir um acabamento perfeito. Aproveite.

Pinturas em paredes

Com criatividade e bom gosto, você pode deixar a sua casa ainda mais bonita.
Existem diversas tintas disponíveis para a pintura de paredes. A mais indicada é a acrílica, que possui uma infinidade de cores, nas versões fosca, acetinada e semibrilho.

Preparando o local
Para que a pintura seja realizada de forma limpa e organizada, é imprescindível isolar as áreas que não serão pintadas, como rodapés, tomadas, portas e janelas, com fita crepe.

Não se esqueça de cobrir os móveis e objetos com a cobertura plástica Cobre Tudo Condor (ref. 830), para garantir que nada será danificado durante a pintura.

Preparando a superfície
Antes de iniciar a pintura, você deve ter certeza de que o reboco está seco, firme, limpo e sem partículas soltas ou mal aderidas. A cura total do reboco geralmente ocorre em um prazo de 30 dias. Para deixar a superfície lisa, use massa corrida para os interiores e massa acrílica para a região externa, sempre aplicando camadas finas em movimentos sucessivos.

As Espátulas de Aço Inox Condor (ref. 857) e as Desempenadeiras de Aço Condor (ref. 848) são ideais para espalhar e alisar a massa. Depois de seca, a superfície deve ser lixada com a Esponja Abrasiva Duplla Condor (ref. 860). Remova todo o pó do lixamento com o auxílio de um pano seco ou uma vassoura de pelos.

Dica da Condor
Se a parede estiver fraca ou esfarelando, aplique uma demão de fundo preparador de paredes com um rolo de lã de carneiro, antes de emassar a parede. Nunca aplique selador acrílico pigmentado sob massas, para não prejudicar a aderência da pintura e o acabamento.

Esses seladores são indicados para o reboco que não será emassado. Para selar a massa, use a própria tinta de acabamento diluída com 50% de água na primeira demão ou passe seladores incolores.

Aplicação da tinta
Comece a pintura fazendo os recortes dos cantos superiores, tetos e contornos das janelas, portas e tomadas, usando uma Trincha de Cerda Gris Condor (ref. 610, 700, 770 ou 720). Nas paredes, molhe o Rolo de Lã Condor na tinta e faça a figura de um "W".

Volte preenchendo toda a área do “W” na horizontal e depois na vertical; dessa forma, você terá uma demão cruzada que produzirá uma camada uniforme de tinta com melhor cobertura. Repita essa operação até cobrir toda a área a ser pintada.

Normalmente, são necessárias duas ou três demãos de tinta para um perfeito acabamento.

Dica da Condor
Nunca aplique selador acrílico pigmentado sob massas, para não prejudicar a aderência da pintura e o acabamento. Esses seladores são indicados para o reboco que não será emassado. Para selar a massa, use a própria tinta de acabamento diluída com 50% de água na primeira demão ou passe seladores incolores.

Melhor acabamento
Em superfícies lisas ou paredes emassadas, use rolos de lã baixa, como o Rolo Zero Gota Condor (ref. 952 ou 959), que proporcionam melhor nivelamento e cobertura, sem respingos.

Dica da Condor
Para pintura em superfícies semirrugosas, experimente também o rolo de Microfibras Pinta Mais (ref. 2012), que oferece uma excelente cobertura com o triplo rendimento da tinta*.
*Comparado aos rolos sintéticos convencionais.
Verniz

Valorize a beleza natural da madeira.
O envernizamento é utilizado para ressaltar os veios da madeira e protegê-la do envelhecimento. Existem vernizes acetinados e brilhantes, nas versões mais simples, para uso interno, e até com filtro solar para proteger a madeira externa da ação do sol.

Há também o stain, que é um impregnante que não forma película e, diferente dos vernizes, não trinca.

Preparando a madeira
O primeiro passo é remover todos os contaminantes da madeira (poeira, óleo, limo etc.). Depois, lixe-a com a Esponja Abrasiva Duplla Condor (ref. 860) para eliminar farpas e irregularidades, não se esquecendo de limpar o pó do lixamento.

A primeira demão do verniz deverá ser bem diluída (30% a 50% de aguarrás) e aplicada com a Trincha Condor (ref. 701), que funcionará como seladora. A seladora nitrocelulose para madeira só é indicada para interiores, ambientes não expostos ao intemperismo.

Aplicação do acabamento
Aplique duas a três demãos do verniz, agora diluído com 10% de aguarrás, usando a Trincha Condor (ref. 701). Se preferir um acabamento mais fino, use a Trincha Condor de Pelo Especial (ref. 660 ou 750).

Para a parte externa, os vernizes brilhantes oferecem maior resistência e deverão receber um leve lixamento com a Esponja Abrasiva Duplla Condor (ref. 860) entre demãos, para proporcionar melhor aderência.

Dica da Condor
A aplicação do verniz com rolo de espuma pode fazer aparecer pequenas bolhas de ar, que desaparecerão com a secagem. Uma boa opção para acabamento do verniz é usar o Rolo de Lã Especial para Epóxi da Condor (ref. 954).
Madeira pintada

Sua madeira com um novo visual.
Se você quer mudar a cor da madeira, para renovar o visual e criar uma proteção, nada melhor que uma pintura. Lembrando que os cuidados de preparo da superfície deverão ser os mesmos tomados para o envernizamento de madeiras.

Aplicação da tinta
A primeira etapa da pintura é a aplicação de um fundo branco fosco para madeira, diluído com 15% de aguarrás e aplicado com Rolo de Espuma Condor (ref. 976 ou 983) ou com a Trincha Condor (ref. 714).

Dica da Condor
Após a secagem do fundo, lixe a madeira para ficar bem lisa. Depois de selada, os poros da madeira serão preenchidos, o que diminuirá o consumo de tinta de acabamento.

Aplicação do acabamento
Como acabamento, você pode usar um esmalte sintético na cor desejada, aplicando duas ou três demãos com o Rolo de Espuma Condor (ref. 976 ou 983) ou a Trincha Condor (ref. 714).

Dica da Condor
Caso queira um acabamento mais fino, use as Trinchas de Pelo Especial Condor (ref. 660 ou 750). Na parte externa, os esmaltes sintéticos brilhantes oferecem maior durabilidade e devem receber um leve lixamento com a Esponja Abrasiva Duplla Condor (ref. 860) entre demãos, para proporcionar melhor aderência.
Metais

Proteção e embelezamento para suas grades e janelas.
As estruturas de ferro e aço são mais vulneráveis à corrosão, mas esse problema pode ser facilmente evitado com o uso correto de tintas especiais. Os métodos de preparo da superfície devem remover todos os contaminantes que possam interferir na aderência do revestimento.

Muitas vezes, a presença de pontos de ferrugem pode indicar que a peça inteira está comprometida.

Remoção da tinta
Primeiramente, você deve retirar totalmente a tinta velha da estrutura. Para isso, espalhe um removedor de tintas na superfície com a Trincha Condor (ref. 700), espere a tinta enrugar e raspe-a com a Espátula de Aço Condor (ref. 857).

Repita essa operação até limpar toda a peça. Para retirar a tinta dos cantos, use a Escova de Aço Condor (ref. 827).

Dica da Condor
Após a remoção da tinta, limpe a peça com um pano com aguarrás ou tíner para retirar todo vestígio do removedor. Assim, você garante a secagem e a aderência dos novos produtos que vierem a ser aplicados.

Lixamento e proteção
A próxima etapa é lixar bem a superfície usando a Esponja Abrasiva Duplla Condor (ref. 860), para remover eventuais pontos de ferrugem.

Após eliminar o pó do lixamento, aplique um fundo anticorrosivo com a Trincha Condor (ref. 714) para proteger a peça contra a ferrugem. O anticorrosivo mais conhecido é o zarcão.

Aplicação do acabamento
Terminado o processo de preparo da superfície, você deve começar a aplicar o acabamento. A pintura deve ser feita com um esmalte sintético acetinado ou brilhante, na cor de sua preferência, com o Rolo de Espuma Condor (ref. 976 ou 983).

Para exteriores, o esmalte brilhante apresenta maior resistência.

Agora que você já está por dentro de tudo que envolve a pintura de diversas superfícies, já pode pôr a mão na massa e garantir um bom resultado.

DICAS DE USO
Com as informações da Condor você vai mais longe.
Conheça o Manual de Pintura Imobiliária, que foi criado especialmente para você. Além de dicas muito valiosas, você vai aprender a acertar na pintura, conhecendo as características das diferentes superfícies e as tintas específicas para valorizar os ambientes.

A Condor tem um vasto mix de produtos, saiba também como utilizar cada ferramenta da forma adequada para obter excelentes resultados na sua obra. Clique aqui e veja como é fácil saber mais.